quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Formação de coágulos em skatistas

O skate é uma atividade que envolve riscos, não estou nem falando em manobras complexas ou obstáculos difíceis de se andar, uma simples pedrinha no meio do caminho pode trazer consequências desagradáveis.
O maior medo de todo o skatista quando cai está em machucar a cabeça. Bater a cabeça contra o solo sempre é preocupante, uma pelo TCE e outra pela formação de coágulos como vimos recentemente com um skatista amigo.
A coagulação do sangue é um processo no qual as plaquetas e os glóbulos vermelhos, junto da fibrina, um tipo de proteína, formam um amontoado para parar um sangramento após um vaso sanguíneo ter se rompido. A formação de crostas ocorre quando esse processo acontece na superfície da pele.
A coagulação interna, que acontece dentro do vaso sanguíneo, pode ser perigosa. Embora a maior parte dos coágulos seja dissolvida naturalmente pelo corpo, se houver algum que continue a se formar dentro de uma veia ou artéria, pode chegar ao ponto de bloquear o fluxo sanguíneo. Um coágulo de sangue no cérebro pode ser formado por uma lesão na cabeça, quando o sangue se acumula entre o crânio e o cérebro. Quando o sangue coagula, pressiona o cérebro. Esses são chamados de hematomas peridurais e subdurais e podem levar à morte.
Uma dor de cabeça forte pode ser um sinal de coágulo no cérebro. Confusão, pensamentos lentos, mudanças de personalidade, paralisia leve e convulsões também são sinais. Podem ocorrer episódios breves de paralisia extensa ou dificuldades para falar.
Os coágulos no cérebro podem ser confirmados por uma ressonância magnética ou tomografia computadorizada e o tratamento pode seguir diferentes condutas de acordo com a gravidade. Dá para perceber que bater a cabeça não é brincadeira, por isso sempre é importante procurar auxílio médico o quanto antes.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: