quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Deadlift e o skate

A preparação física no skate ainda é muito nova quando comparada a outros esportes, mas a cada dia vem ganhando mais espaço devido aos inúmeros benefícios que vem trazendo aos skatistas. Hoje vamos falar sobre um exercício de levantamento de peso olímpico que trás um grande resultado no skate, o deadlift. Deadlift ou “Levantamento Terra” é, falando em termos simples e diretos, o movimento de tirar um peso do chão e ficar em pé com ele. É um exercício multiarticular, de grande complexidade e que ativa inúmeros grupos musculares, do posterior de coxa até o trapézio.
Junto com os agachamentos e o supino, o Deadlift faz parte dos Levantamentos Básicos (Powerlifting). Ele se destaca por envolver ainda mais musculaturas que os outros movimentos básicos, logo, produz mais adaptações neutrais e mais geração de força. Com o Deadlift, você vai ganhar uma lombar forte, coxas fortes, costas fortes e antebraços fortes, ou seja, você ficará um ser humano mais capaz.
Não existe nenhum outro exercício que te permita levantar mais peso do que o Deadlift. Se isso não acontece com você, com certeza você possui algum desequilíbrio muscular ou, apenas, não faz o movimento da maneira correta ou com a frequência que deveria.
O processo de execução acontece da seguinte forma,em pé, de frente para a barra, com os pés verticalmente embaixo dela e pernas na largura do quadril. O quadril sempre tem que estar acima da linha do joelho e os ombros sempre acima da linha do quadril, desta forma, permitem uma posição da coluna mais estável e um engajamento maior das musculaturas corretas. Lembre-se de sempre "abraçar sua linha média”, mantendo o abdômen em contração o tempo inteiro, para estabilizar seu centro de massa e sua coluna ficar em uma posição mais segura. A apneia é uma ferramenta que pode auxiliar neste processo.
Segure a barra de preferência com a pegada invertida (uma mão em supinação, outra em pronação) porque ela, ao gerar duas forças contrárias, permite uma maior estabilidade e controle do peso durante toda a amplitude do movimento. Peso nos calcanhares o tempo inteiro, para enfatizar a principal cadeia muscular do movimento, a posterior. Então, com a força das pernas e das costas você estende os joelhos começando a ficar de pé. Quando a barra passar da linha da patela, é a hora de estender o quadril, ficando em extensão completa.
Assim como todo exercício, se você o fizer de forma incorreta, você vai correr riscos. Com o Levantamento Terra não é diferente. Há, basicamente, dois grandes erros, sendo o primeiro o famoso “perder a lombar” que acontece com muita frequência em pessoas apressados ou impacientes, que querem colocar muito peso de forma descontrolada. Se perdeu a lombar demais, o ideal é que solte a barra imediatamente.
Não confunda, não ache que, porque acordou no outro dia com a lombar dolorida depois do Deadlift, foi porque fez o movimento errado, geralmente muito pelo contrário. A musculatura principal é o quadrado lombar, então ele ficará dolorido no dia após o exercício da mesma forma que a coxa dói quando se agacha e o peito dói quando se fazem muitas flexões.
Outro ponto de lesão muito comum é o bíceps mas isso acontece geralmente em atletas que pegam muito peso em competições e acabam flexionando o braço.
Esse movimento básico e extremamente funcional trabalha boa parte da musculatura que o skate exige. Para saber mais sobre nosso método de preparação física específico para skatistas, entre em contato agora mesmo e agende uma avaliação gratuita.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: