quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Ligamento Colateral Medial de skatista

O joelho do skatista sempre causa um grande temor com relação a lesões devido ao alto número de lesões que podem ocorrer e também a gravidade que estas lesões apresentam, hoje falaremos sobre a lesão no Ligamento Colateral Medial. Os ligamentos colaterais são encontrados nas laterais do joelho. O ligamento medial colateral ou "dentro" (LCM) liga o fêmur à tíbia. O ligamento colateral lateral ou "fora" (LCL) conecta o fêmur ao osso menor na parte inferior da perna (fíbula). Os ligamentos colaterais controlam o movimento lateral e medial do seu joelho e previnem o movimento incomum.
A lesão deste ligamento classicamente ocorre quando o skatista movimenta o joelho bruscamente, com uma tendência de se abrir o joelho, movimento denominado “valgização”, ou por trauma direto em um movimento de “fora para dentro”.
A Lesão do LCM é classificada em escalas de gravidade sendo Grau 1 (O ligamento é levemente danificado em um entorse. É um estiramento leve.), Grau 2 (Referido como uma ruptura parcial do ligamento.) ou Grau 3 (Ruptura completa do ligamento, tornando a articulação do joelho instável.).
O principal sintoma é a dor na região interna do joelho. Em alguns casos, pode-se também notar inchaço sobre o local da lesão e, às vezes, hematoma visível nas duas primeiras semanas. Durante o exame físico, o médico verifica todas as estruturas do joelho machucado e os compara com o joelho não lesionado. A maioria das lesões ligamentares pode ser diagnosticada com um exame físico completo e podem ser confirmadas com exames de imagem como um Raio-X ou Ressonância Magnética.
O tratamento das lesões do LCM raramente requerem cirurgia. Ao contrario do ligamento cruzado anterior, elas possuem excelente potencial de cicatrização. O tratamento basicamente inclui crioterapia e a utilização de uma órtese para proteger o joelho do movimento que causou a lesão.
Já o tratamento fisioterápico inclui recursos analgésicos e que aceleram a cicatrização (ultrassom, laser, etc) e exercícios de fortalecimento. Os casos cirúrgicos ficam reservados para as lesões de grau 3 devido à instabilidade do joelho que impede o skatista de realizar suas atividades normais. A volta ao skate em lesões grau I e II, em geral ocorrem em seis a oito semanas.
O principal parâmetro para o retorno é a melhoria da dor, e o retorno deve ser gradual. A prevenção continua sendo o melhor remédio por isso a preparação física ganha cada vez mais importância no skate atual.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se

Nenhum comentário: