quinta-feira, 25 de junho de 2015

A importancia da condroitina e glucosamina para os skatistas

O skate é uma atividade física de auto impacto que exige muito do corpo durante sua prática. Muitos skatistas apesar da pouca idade já relatam dores nas articulações, em especial nos joelhos, devido aos constantes impactos que o corpo recebe durante as sessões.
Os movimentos repetitivos das manobras somado ao impacto dos saltos costumam castigar a articulação do joelho dando início a artrose. Além da preparação física para deixar o corpo mais forte e protegido das possíveis lesões a medicina desenvolveu um suplemento capaz de ajudar a proteger as articulações, trata se do composto de condroitina e glusomina.
Uma cartilagem saudável contém o composto de glucosamina. Essa substância é um componente importante que permite que o organismo produza proteoglicanos e glicosaminoglicanos (GAGs), que são os compostos da cartilagem. Normalmente, à medida que o corpo se movimenta, a cartilagem vai se desgastando e remodelando sua estrutura. Durante o repouso, ela retoma sua forma normal e se restaura.
Se os níveis de glucosamina estiverem baixos, o processo de recuperação é retardado. Tomar suplementos de glucosamina pode aumentar drasticamente a produção de proteoglicanos e de GAGs e melhorar o processo natural de recuperação da cartilagem.
A condroitina é um dos glicosaminoglicanos (GAGs). As moléculas dessa substância misturam-se com as proteínas para produzir os proteoglicanos, que são essenciais para todo o tecido conjuntivo no corpo, como a cartilagem, os ligamentos e os tendões. Os suplementos de condroitina parecem aumentar os níveis de ácido hialurônico, uma parte importante do líquido sinovial, que é o lubrificante das articulações. A condroitina também diminui a dor e o inchaço.
O complexo de glucosamina e condroitina melhora a consistência do líquido sinovial ou do lubrificante nas articulações. Ele reduz o inchaço nessa região e diminui a dor associada, aumenta a capacidade de o corpo restaurar a cartilagem e os outros tecidos conjuntivos e melhora a flexibilidade. A quantidade a ser ingerida varia de pessoa para pessoa por isso é de fundamental importância procurar orientação médica antes de iniciar o uso de qualquer suplemento.
Para nós skatistas esse composto pode ser muito útil para evitar lesões e diminuir os sintomas de lesões já existentes, o que faz com que sua vida útil sobre o skate aumente consideravelmente.
Seu corpo é a principal ferramenta para andar de skate, por isso os cuidados com ele devem estar sempre em primeiro lugar.
Lembre-se : ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: