quinta-feira, 4 de setembro de 2014

O Burpee e o skate

Todos nós sabemos o quanto difícil é a rotina de vida para um skatista, horas manobrando, viagens, compromissos com seus patrocinadores e todas estas tarefas somadas acabam servindo de desculpas para deixar de lado a preparação física.
Com a evolução do skate a preparação física vem ganhando uma importância muito grande. A complexidade técnica das manobras, a altura dos picos e a dificuldade de obstáculos cada vez mais inusitados vem trazendo uma exigência cada vez maior do corpo do skatista.
Hoje vamos falar de um exercício que trabalha o corpo todo e que não precisa de nenhum aparelho para ser executado, trata-se do famoso Burpee. O Burpee é um ótimo exercício com grau de dificuldade alto que trabalha vários grupos musculares de forma conjunta além de ajudar bastante no gasto calórico devido a sua alta intensidade.
Fora isso ele desenvolve coordenação motora (são vários movimentos rápidos que exigem do corpo boa coordenação e consciência corporal), força (trabalha com seu peso corporal) e potência (o burpee clássico contém saltos em sua execução, movimentos rápidos de perna, abdômen e braço e consequente aumento de explosão muscular desses membros) todas valências físicas muito importantes para a prática do skate.

O movimento começa com um agachamento seguido de um rápido movimento de colocação das mãos no chão à frente do corpo e chute que posiciona as pernas para trás. Então vem o movimento de flexão (push-up) e, ajuste das pernas na posição de agachamento. Eleva-se o tronco e ao estender as pernas é realizado um salto com os braço para o alto.
O Burpee trabalha músculos do peitoral, ombro e tríceps por causa da flexão de braço; quadríceps, isquiotibiais, glúteos e panturrilha devido ao agachamento e o salto; abdômen, flexores do quadril e lombar devido a sustentação, flexão e agachamento bem como no movimento de jogar as pernas para trás e para frente.
Ele acaba sendo um exercício bem completo para os skatistas e o melhor de tudo, pode ser realizado em qualquer lugar, tanto em casa, na academia, no hotel durante uma viagem e até mesmo antes de andar de skate como forma de aquecimento. Agora não tem mais desculpas para não cuidar do seu condicionamento físico, que além de melhorar seu desempenho sobre o skate, ajuda na prevenção de lesões.
Se quiser conhecer mais sobre nossa metodologia de preparação física específica para o skate é só entrar em contato e agendar uma aula gratuitamente.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: