quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Benefícios do skate ao coração

O skate trás muitos benefícios físicos para seus praticantes como já vimos por aqui em outras oportunidades. Considero o skate uma atívidade aeróbia e anaeróbia juntas, pois podemos passar horas remando o skate sem muito esforço como tambem podemos fazer um movimento de explosão enquanto realizamos uma manobra.
No street skate isso fica evidenciado quando vemos o skatista realizar uma linha com diferentes tipos de manobras, mostrando que o skate pode ser um otimo exercício intervalado que trás muitos benefícios ao coração.

O exercício intervalado apresenta inúmeras variantes metodológicas, mas para o nosso interesse, abordaremos apenas o trabalho de caráter aeróbio / anaeróbio. Sendo assim, o objetivo do exercício intervalado é o aprimoramento combinado da resistência e da velocidade, submetendo o aparelho cardiovascular e o metabolismo muscular do skatista a uma série de estímulos, sendo que o intervalo entre as "manobras" deve proporcionar apenas uma recuperação parcial do organismo.
Os efeitos fisiológicos do exercício intervalado consistem no aumento do consumo máximo de oxigênio (VO2max) e da consequente melhora do sistema cardiovascular (aumento da capacidade do coração e do sangue), em fornecer mais oxigênio aos músculos.
A maior densidade capilar (aumento do número de vasos sanguíneos nos músculos) promove adaptações fundamentais no sistema de fornecimento de oxigênio e nutrientes aos músculos, retardando o surgimento da fadiga. Assim, o maior fluxo sanguíneo e oxigenação permitem que adaptações bioquímicas eliminem eficazmente os resíduos metabólicos nocivos que prejudicam o trabalho muscular. Esse tipo de treinamento exige "velocidade e força", sendo muito útil para promover as adaptações na resistência específica dos skatistas.
As alterações fisiológicas decorrentes do processo de exercício intervalado fazem com que a fadiga se manifeste cada vez mais tarde e que o organismo se recupere mais rápido durante os intervalos, promovendo a ampliação da capacidade de velocidade e resistência do skatista.
O skate não esta somente dentro do coração de cada skatista, mas assim ajuda a manter o coração forte e saudável.
Cada vez mais o skate se mostra um esporte completo e com uma gama de benefícios a saúde de seus praticantes.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: