quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Unha de skatista

Nosso pé e a área de ligação entre o corpo e o skate e certamente a parte que mais sofre durante as sessões seja suportando o peso do corpo na hora das manobras, nos impactos diretos com o skate e principalmente nas batidas diretas contra os obstáculos.
Uma das partes do pé que mais sofre e que damos pouca atenção são as unhas, que diferente do que muitos pensam, não é só questão de estética e sim problema de saúde e que pode trazer graves consequências.
Uma das lesões mais comuns é a “unha negra” causada essencialmente pela colisão constante entre o dedo do pé, contra a caixa dos sapatos, é claro que também pode ser causada por um traumatismo, como por exemplo depois de tropeçar ou deixar cair o skate sobre a unha em alguma manobra de giro.
Trata-se de uma hemorragia de sangue entre a unha e a derme, levando muitas vezes à perda total da unha, podendo converter-se numa situação verdadeiramente dolorosa e incapacitante. O fator mais importante a ter em conta para evitar as “unhas negras” é a expansão dos pés durante as sessões de skate, dependendo do tipo de pés, o pé de um skatista em carga é completamente diferente do pé em repouso. Para permitir essa expansão natural do pé evitando que a unha seja pressionada contra a caixa dos dedos, deve ser deixada uma folga entre a ponta dos dedos e a ponta do calçado.
Outra situação bastante comum são as “unhas encravadas” que é uma dor ou inflamação que ocorre no dedo quando a borda lateral da unha fere a pele adjacente, enterrando-a ao seu redor. Isto acontece porque a pele forma uma barreira ao crescimento da unha e, como esta é mais dura e não pára de crescer, ela adentra a pele causando os sintomas mais comuns como dor e inflamação. As causas mais prováveis são o corte de maneira incorreta da ponta das unhas e sapatos apertados. Ela tambem pode ocorrer por tropeções, queda do skate sobre a unha provocando maior afluxo sanguíneo para o local, o que propicia um adelgaçamento da pele do sulco ungueal e consequente ruptura da mesma facilitando a penetração de bactérias.
A maneira correta de cortar as unhas é aparar apenas a borda anterior da unha e jamais cortar suas bordas laterais. Se as bordas laterais forem deformadas, as irregularidades criadas pelo corte incorreto associadas à pressão do sapato, ao peso corpo e ao sentido do crescimento da unha farão com que haja lesão da pele circunvizinha. Deve-se evitar também cortar as unhas muito curtas, deixá-las retas em sua borda anterior, não tentar "arredondar" o corte em direção às bordas laterais.
Se não tratada a “unha encravada” pode inflamar causando acúmulo de pus, e a pele ao redor fica inflamada (dor, rubor, calor e edema).O tratamento depende da gravidade do quadro clínico, podendo ele ser conservador ou cirurgico dependendo da gravidade.
Em caso destes tipos de lesões busque imediatamente auxílio de um dermatologista ou podólogo, facilitando assim o tratamento e seu retorno ao skate.
Cuidar das unhas não é coisa de mulher e sim cuidar de sua saúde !
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: