quinta-feira, 4 de abril de 2013

Fadiga Muscular e o Skate

O skate é uma atividade de alta intensidade, longa duração e impacto onde a exigência física é muito grande, mas pouco percebida pelos skatistas que acabam se divertindo durante a pratica. Um dos principais causadores de lesões em skatistas é a fadiga muscular, aonde o skatista chega ao seu limite físico e mesmo assim continua andando e acaba ocasionando lesões em situações corriqueiras, pois o corpo não responde mais da forma correta. Mas o que viria ser a fadiga muscular?
De modo resumido, a fadiga muscular pode ser definida como declínio da tensão muscular com a estimulação repetitiva e prolongada durante uma atividade. A tensão muscular é o que mantém a musculatura do corpo rígida e ativa. Esta tensão é mantida por duas substâncias importantíssimas para o sistema muscular humano, o glicogênio muscular e a glicose sanguínea.
O glicogênio muscular pode ser definido como uma reserva de carboidratos que fica guardada na musculatura e nos órgãos, como o fígado, em caso de uma "emergência" é utilizado. É o glicogênio que fornece combustível e energia para a construção e manutenção do sistema muscular. A glicose sanguínea é todos os açucares que estão livres na corrente sanguínea, sem estar armazenada, é o açúcar momentâneo que é esgotado primeiro quando uma atividade é iniciada.
A falta destas duas substâncias em especial do glicogênio leva a falta de oxigênio, aumento do ácido lático na musculatura, aumento do PH (acidez), prejuízo no sistema de transferência de energia, distúrbio no sistema para a transmissão do impulso nervoso e desequilíbrio salino, causando assim a fadiga da musculatura em atividade.
As causas mais comuns para a fadiga muscular estão diretamente relacionadas com a alimentação dos skatistas e a falta de descanso para os músculos. Existem algumas doenças, como a Hipoglicemia, que alteram o metabolismo e a absorção dos açucares impedindo o funcionamento normal do organismo.
Um fator importante e descoberto recentemente é que a fadiga muscular leva a uma perda da propriocepção do corpo, a propriocepção é uma habilidade do corpo de se localizar no espaço, prejudicando o equilíbrio e os reflexos dos skatistas o que faltamente pode gerar inúmeras lesões.
A prevenção é baseada primeiramente em uma boa reeducação alimentar, treinamento físico adequado para a prática do skate, não ultrapassar seu limite físico e mental, descanso entre as sessões de skate e sempre que estiver com a musculatura pesada e cansada fazer alongamentos e repouso.
Andar de skate é algo que devemos preservar por toda a vida, pois esta pratica traz muitos benefícios para o corpo e a mente, portanto cuide bem do seu corpo e desfrute de todos estes benefícios.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: