quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Edema Ósseo

Com o avanço da medicina e exames de imagem cada vez mais precisos algumas novas lesões passam a serem descobertas com mais facilidade. Uma destas lesões que tem acometido um número relevante de skatistas é o edema ósseo.
O edema ósseo é o edema que ocorre dentro do osso, ele está associado a um trauma periarticular. Com o aumento do uso da ressonância magnética observou-se que alguns pacientes com lesões nos ligamentos articulares muitas vezes apresentavam sinais de edema interósseo, esse edema é causado pela ruptura de algumas trabéculas ósseas.
A região metafisária (região próxima as articulações nos ossos longos como o fêmur e a tíbia) tem uma grande quantidade de trabéculas óssea. Rompendo somente algumas trabéculas o osso não perde a forma e não mostra uma fratura na radiografia simples.
Essa é uma causa frequente de dor crônica periarticular pós-contusão. Essas lesões ocorrem em atletas e não atletas. Portanto podemos considerar que se trata de uma microfratura óssea.
As principais causas deste tipo de lesão em skatistas são os traumas diretos (pancada no local), trauma indireto (entorse na região ou outros tipos de lesão ligamentares) ou por estresse.
O tratamento é relativamente simples, com um período sem andar de skate e sem praticar outras atividades que causem dor, uso de medicamentos anti-inflamatórios e a realização de sessões de fisioterapia para evitar lesões recidivas na volta ao skate.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

3 comentários:

Anônimo disse...

Me ajudou muito

Márcia disse...

N entendi

Unknown disse...

Quanto tempo demora para recuperar deste problema?