quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Fratura do Cóccix

Cair no skate é algo praticamente inevitável, a busca pela superação e pelo aprendizado de novas manobras, faz com que o skatista se puxe cada vez mais em busca de novos objetivos e conseqüentemente o número de quedas aumenta. Cair “sentado” é uma situação muito comum, mas que pode trazer um problema grande, como o que vamos falar hoje que é a fratura no cóccix.

O cóccix é uma estrutura óssea localizada abaixo do sacro, sendo o último segmento da coluna vertebral. É formado por 4 óssos, podendo variar de 3 a 5.
Devido à sua localização, o cóccix é uma fonte frequente de traumatismos, os traumas nessa estrutura são geralmente causados quando a pessoa cai "sentada", podendo ocorrer desde uma contusão simples até uma fratura do cóccix.
Quatro músculos se inserem no cóccix o glúteo máximo posteriormente, o coccígeo anteriormente, o esfíncter do ânus no ápice e o elevador do ânus na face posterior do ápice.

Os principais sintomas da fratura no cóccix são os espasmos dos músculos anucoccígeos, dor e sensibilidade agudas situadas sobre a área do cóccix, em traumas recentes edema e equimose na região sacral, pode haver saliência e sensibilidade na junção sacrococcígea e principalemente dor ao passar da posição sentada para a posição em pé (pelo fato das fibras inferiores do m. glúteo máximo estarem inseridas no cóccix).
Muitas vezes alguns pontos em gatilho locais são responsáveis pela dor e a inativação dos mesmos resulta em melhora significativa dos sintomas e grande alívio aos pacientes.

Na maioria dos casos o tratamento conservador com repouso e a utilização de medicamentos somados a sessões de fisioterapia já garantem uma vida normal ao paciente. Já em casos extremos a cirurgia é o mais indicado .
Outras medidas complementares que podem trazer grandes benefícios são a realização de quiropraxia e acupuntura.
Às vezes uma simples queda pode trazer grandes problemas para qualquer skatista, portanto procure sempre ajuda especializada para evitar maiores complicações.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

7 comentários:

Anônimo disse...

Fraturei meu cóccix e tentei vários tratamentos sem resultado porém um ajuste de quiropraxia piorou muito minha dor. Não tive sorte com o tal procedimento e pago alto preço de ter que sofrer dores horrendas por causa da quiropraxia.

Dani Moura disse...

Estou sofrendo disso a meses

Anônimo disse...

Boas e úteis as informações, Thiago!
Obrigado!
Caí sentado no coping da rampa e acredito ter luxado ou fraturado o cóccix. Bóra recuperar agora para ficar 100% e voltar a rotina normal, tanto no sk8, quanto na profissão!
Abraço
Felipo Alen (Cabelo Osasco SP)

Unknown disse...

Cai e bati na quina de uma escada estou com dor há quatro dia vou ao hospital pela manhã pois já tenho todas as orientações através deste informativo valeu

Luana Silva disse...

Cai e bati na quina de uma escada estou com dor há quatro dia vou ao hospital pela manhã pois já tenho todas as orientações através deste informativo valeu

Luana Silva disse...

Escorregue e bati na quina da escada hj completa quatro dias q não consigo sentar direito de dor mais logo pela manhã vou ao hospital , pois já tenho certeza do que está acontecendo comigo valeu muito bkm o Blog

Anônimo disse...

Fraturei o cóccix em uma queda de escorregamento quanto tempo devo ficar emrrepouso ?