quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Fratura do Cóccix

Cair no skate é algo praticamente inevitável, a busca pela superação e pelo aprendizado de novas manobras, faz com que o skatista se puxe cada vez mais em busca de novos objetivos e conseqüentemente o número de quedas aumenta. Cair “sentado” é uma situação muito comum, mas que pode trazer um problema grande, como o que vamos falar hoje que é a fratura no cóccix.

O cóccix é uma estrutura óssea localizada abaixo do sacro, sendo o último segmento da coluna vertebral. É formado por 4 óssos, podendo variar de 3 a 5.
Devido à sua localização, o cóccix é uma fonte frequente de traumatismos, os traumas nessa estrutura são geralmente causados quando a pessoa cai "sentada", podendo ocorrer desde uma contusão simples até uma fratura do cóccix.
Quatro músculos se inserem no cóccix o glúteo máximo posteriormente, o coccígeo anteriormente, o esfíncter do ânus no ápice e o elevador do ânus na face posterior do ápice.

Os principais sintomas da fratura no cóccix são os espasmos dos músculos anucoccígeos, dor e sensibilidade agudas situadas sobre a área do cóccix, em traumas recentes edema e equimose na região sacral, pode haver saliência e sensibilidade na junção sacrococcígea e principalemente dor ao passar da posição sentada para a posição em pé (pelo fato das fibras inferiores do m. glúteo máximo estarem inseridas no cóccix).
Muitas vezes alguns pontos em gatilho locais são responsáveis pela dor e a inativação dos mesmos resulta em melhora significativa dos sintomas e grande alívio aos pacientes.

Na maioria dos casos o tratamento conservador com repouso e a utilização de medicamentos somados a sessões de fisioterapia já garantem uma vida normal ao paciente. Já em casos extremos a cirurgia é o mais indicado .
Outras medidas complementares que podem trazer grandes benefícios são a realização de quiropraxia e acupuntura.
Às vezes uma simples queda pode trazer grandes problemas para qualquer skatista, portanto procure sempre ajuda especializada para evitar maiores complicações.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: