quinta-feira, 8 de setembro de 2011

A importancia da Ressonância Magnética no skate

Ultimamente tenho acompanhado muitos skatistas lesionados, alguns com problemas sérios e outros com lesões menos graves. Um ponto em comum entre todos eles é o fato da grande maioria dos médicos pedirem uma ressonância magnética da área lesada para determinar o diagnóstico.
O valor deste exame ainda é muito alto para o padrão da maioria dos brasileiros, ai vem àquela dúvida, é preciso mesmo fazer o exame?
A Ressonância Magnética é um exame que reproduz imagens de grande resolução e clareza de qualquer parte do interior do corpo humano. Este exame é totalmente indolor, não provoca nenhuma alteração e não é prejudicial à saúde. A imagem é reproduzida através de um equipamento de última geração que pode demonstrar com precisão lesões muito pequenas, com qualidade e em menor tempo.

O fato dos aparelhos de ressonância não usarem radiação ionizante é um conforto para muitos pacientes, assim como o fato dos materiais de contraste ter uma incidência de efeitos colaterais muito pequena. Outra grande vantagem da ressonância magnética é sua capacidade de gerar imagens de qualquer plano.
A tomografia é limitada a um só plano, o plano axial. Já um aparelho de ressonância magnética é capaz de criar imagens axiais e imagens no plano sagital e coronal ou qualquer nível entre esses. E o que é melhor, o paciente não precisa fazer nenhum movimento.
A verdade é que esse exame fornece uma visão sem igual do interior do corpo humano. O nível de detalhes que podemos ver é extraordinário quando comparado com qualquer outro tipo de exame de imagens. A ressonância magnética é o método preferido para o diagnóstico de muitos tipos de traumas e doenças devido à sua incrível capacidade de personalizar o exame de acordo com o problema médico específico. Ao modificar os parâmetros dos exames, o aparelho de ressonância pode fazer com que tecidos do corpo apareçam de maneiras diferentes. E isso é muito útil para que o médico determine o diagnóstico da lesão com precisão, valendo cada centavo investido no exame.

Para iniciar um trabalho de reabilitação e volta ao skate com agilidade e precisão é sempre necessário um diagnóstico médico correto, portanto sempre que for solicitado um exame como esse, tente fazer o mais breve possível para facilitar sua recuperação.
Faço uma pesquisa de preço e consulte sobre todas as formas de pagamento, lembrando sempre que sua saúde está em primeiro lugar.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ótimo post, em fevereiro de 2010 rompi o ligamento do tornozelo...após 2 semanas fiz a ressonancia magnética e os médicos viram que tinha rompido o ligamento (no começo acharam que era só luxação). Fiquei 3 meses e meio de molho, depois fiz fisioterapia todos os dias por 1 mes e meio, e só em janeiro de 2011 fui voltar a andar...mais foi o tempo perfeito pra voltar ao normal, agora estou evoluindo bem mais do que antes da lesão, e até agora nao tive problemas, meu tornozelo está normal!
Então vale a pena sim, investir e cuidar das lesões para poder voltar a andar na melhor hora!

É isso ai, skate sempree !!
Abraço Skate Saúde !

Sk8ver disse...

Muito legal o post. Parabéns!