quinta-feira, 28 de julho de 2011

Entrevista - Jose Martins "Zezinho"

O ano de 2011 está sendo marcante para o nosso entrevistado do mês. Durante anos vem se dedicando a evoluir seu skate, largando sua cidade natal para viver o skate em um grande centro. Se deu muito bem por aqui e gravou seu nome no centro de São Paulo junto com sua crew a KDC e começou a espalhar seu nome por todo o Brasil seja em partes de vídeo ou em fotos, como também se destacando em alguns campeonatos. Sua maior conquista aconteceu
a 6 meses atrás e leva junto com seu lindo sorriso o nome de Isabelli. A passagem para profissional e a chegada do seu primeiro pro-model completam este momento de alegria na sua vida, tudo isso fruto da sua força de vontade e talento. Muita coisa boa acontecendo e olha que só estamos no meio do ano, então aguarde que tem várias novidades chegando. Esta é só uma pequena parte da história que Jose Martins o “Zezinho” vem escrevendo no skate mundial.

Nome: Jose Martins de Souza Costa
Idade: 25 anos
Tempo de skate: 13 anos
Local: Birigui, atualmente em Guarulhos
Patrocínio: Hocks e Fóton

SS- Fala Zé, para começarmos a entrevista queria que você falasse um pouco sobre o seu início no skate?
O skate sempre foi uma coisa presente na minha vida , quando eu tinha uns 9 anos, via os caras da minha cidade andando perto de um campo onde eu jogava bola e brincava, foi quando comecei a me interessar, logo depois um camarada tinha arrumado um skate onde andávamos todos, aí ele parou e me deu e eu estou ai até hoje com o skate debaixo do pé.

SS- Você morou por muitos anos no interior paulista, como foi mudar para São Paulo e começar a viver na correria de uma cidade grande?
No inicio foi difícil porque eu tinha que ficar pulando de casa em casa, sempre fui acostumado ao sossego do interior e São Paulo é uma cidade muito corrida, hoje em dia já me instalei e me acostumei com esse ritmo.

SS- Por falar em interior paulista, sempre temos grandes skatistas por lá, como era o skate na sua cidade e como foi começar uma carreira longe de um grande centro?
Sempre me influenciei pelos caras do interior, e na minha cidade mesmo sempre teve lugares para andar e caras com vontade de evoluir, mas chegou um tempo que ninguém mais se importava com o skate e eu mesmo queria muito andar, foi quando resolvi me jogar para o mundo e viver fazendo o que mais gosto.

SS- Lembro a primeira vez que assisti ao Ideais e vi sua parte, fiquei de cara com o seu nível de skate já naquela época, como foi participar deste projeto e quando você assiste esta sua parte hoje, como você se sente?
Foi bem loco, eu conheci o Gema em umas das minhas vindas para SP, ele também curtiu o meu role e me convidou para faze parte do vídeo, hoje em dia quando vejo me sinto orgulhoso, pois isso foi o que me lançou no cenário do skate.

SS- Gostaria que você falasse um pouco sobre a KDC, como foi sua entrada e qual a principal recordação que você tem dessa banca?
Na real a KDC foi o nome que e eu o Chaveiro e o Java colocamos na nossa banca, pois andávamos juntos quase todos os dias no centro de São Paulo, e o legal foi que vários caras de conceito de outras regiões se identificaram com a união.

SS- Você foi o grande vencedor do “Converse My Square” do ano passado, como foi participar de um evento diferenciado como este e como foi à sensação de ganhar um dos eventos mais concorridos do skate brasileiro?
Foi demais! Um evento onde precisávamos apenas andar de skate e filmar sem aquela pressão. E para mim foi melhor ainda, pois consegui realizar o meu sonho de conhecer outros países com o premio que ganhei.

SS- Ir para a Europa é a meta de muitos skatistas brasileiros, como foi esta experiência e quais foram os picos em que você mais gostou de andar?
Foi a escola para o skate e para a vida. Picos perfeitos, fácil acesso a tudo, coisas organizadas, pessoas serias e responsáveis. Todos os picos de Barça são skataveis e legais.

SS- Você tem sonho de ir para os EUA e tentar fazer uma carreira internacional?
Quero muito ir lá e conhecer, ver de onde veio o skate, mas eu tenho na minha mente ficar por aqui e ajudar o skate do Brasil que esta precisando de pessoas com boa vontade.

SS- Recentemente você passou por uma enorme alegria na sua vida pessoal que foi o nascimento de sua filha, como está sendo esta nova fase da sua vida e como isso pode influenciar no seu skate?
Esta sendo tudo novo pra mim, mas sem duvida a melhor coisa que aconteceu na minha vida, acho que melhorou o meu skate pelo menos na parte profissional, pois agora tenho que me organizar mais e planejar como vou educá-la nessa vida de viagens e sem horários .

SS- A sua vida profissional também passa por um momento de grande transformação e alegria com sua passagem para pro, como esta sendo a concretização deste sonho e o que você espera desta nova etapa como skatista?
Espero poder ajudar o skate, repassar o que eu aprendi para nova geração, e claro sempre estar andando de skate com os camaradas, não perder a essência de se divertir.

SS- Você atualmente mora em Guarulhos, cidade que sempre revelou grandes skatistas e que conta com alguns picos já tradicionais, quem são seus companheiros de sessão aqui e quais os picos da cidade em que você mais gosta de andar?
Sempre tive um relacionamento com os caras daqui, no começo sempre ficava na casa de uma galera daqui, até que comecei a namorar aqui, e foi onde tive uma filha e estou por aqui ainda. Costumo andar com o Jabá, Mario Romário, os moleques da brama e os do Cocaia.

SS- Acaba de sair do forno seu model de shape pela Foton, conte para nós como foi o trabalho de desenvolvimento dele e o que você sentiu quando viu ele pronto?
Foi bem legal! Convidei um artista que sempre foi meu camarada e influencia no começo lá em birigui, falei para ele que a idéia era representar o nascimento daí ele fez o desenho no estilo dele, os caras da Fóton curtiram o desenho e iniciamos a produção, quando vi fiquei muito feliz, o primeiro nunca se esquece.

SS- Você vai ter parte no Sinergia, um dos vídeos mais aguardados da atualidade, o que podemos esperar do vídeo e principalmente da sua parte?
Na verdade no momento estou contundido, então não sei quando será lançado, mas até agora temos filmado em vários picos, acredito que vai ser um bom vídeo.

SS- Apesar da pouca idade você já é um skatista profissional e pai de família, isso aumenta a responsabilidade ou é uma motivação a mais na hora de andar de skate?
As duas coisas, as responsas me motivam a resolvê-las cada vez melhor e a todo tempo.

SS- Com todas estas transformações que estão acontecendo na sua vida atualmente, você consegue fazer planos para o futuro?
Na verdade eu tento me planejar para o futuro, mas deixo as coisas irem acontecendo naturalmente, um dia de cada vez, tento me adaptar a cada desafio.

Agradecimentos: primeiramente a Deus, ao skate que me proporcionou varias coisas boas nessa vida, minha mãe e o pessoal de Birigui, a minha mulher Camila e minha filha, Just e galera da Fóton, Hocks. Gordo e MTZ, Granja, KDC e a todos aqueles que estão comigo e querem o meu bem. É nóis!

Um comentário:

Anônimo disse...

Vishi falar do Zézinho é treta demais né até porque ele é um cara Humilde em tudo o cara certo para ter amizade e chamar de amigo, com ele tem assunto até umas horas e esse cara com o Skate no pé é fora do comum só vendo o role dele mesmo para dizer o skate que esse cara tem no, ai Zé um grande abraço irmão pra vc e pra tua familia e que Deus abençoe você sempre valeu.


Jnr Pato