sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Pré-temporada no skate ?

Primeira postagem do ano é hora de desejar a todos os amigos que acompanham nosso trabalho que 2011 seja um ano maravilhoso na vida de todos vocês, com muita saúde, amor, paz e muito skate no pé. Início de ano, e quem está acostumado a acompanhar noticiários esportivos sabe que em praticamente todos os esportes tanto coletivos como individuais é hora de realizar a famosa pré-temporada.
A pré-temporada é uma fase preparatória da equipe ou do atleta, onde o objetivo é fazer avaliações da atual condição física e técnica do indivíduo, condicionar e preparar o mesmo para as competições do ano e no caso de esportes coletivos ainda entrosar a equipe e também realizar amistosos visando uma melhor preparação.
No beisebol americano todas as franquias se dirigem para cidades menores com a clara intenção de isolar os atletas e de aumentar por outras partes do país sua base de torcedores. Isto fica claro quando um time de Chicago faz a sua pré-temporada no Arizona aproveitando o clima quente e o mercado onde não existem outras franquias.

Laurence Reali SS FS Noseslide Foto- Pablo Vaz

Em quase todos os esportes profissionais hoje a pré-temporada é provavelmente a parte mais importante do ano, no futebol americano às vezes um jogador se recusa a participar enquanto renegocia seu contrato. Esta prática é relativamente comum e é denominada de "holdover", porém o que assusta é que estatisticamente quando um atleta não participa da pré-temporada as chances de uma contusão são muito maiores. Um atleta hoje mais do que nunca tem que se comportar como um atleta, esta é sem dúvida uma grande vantagem competitiva sobre seus concorrentes que não estejam preparados.
Seria viável então um skatista fazer pré-temporada? O skate apesar de não ser considerado um esporte por muitos adeptos acaba utilizando o corpo da mesma maneira que muitos esportes e conseqüentemente trazendo muitas lesões.

Chico FS Nosegrind Transfer Foto- Pablo Vaz

Mas o skate é uma atividade muito peculiar, pois a principal competição é contra nós mesmos, e a evolução e a diversão é o que move a grande maioria dos skatistas, por isso seria impossível fazer uma pré-temporada, afinal nunca sabemos quando será o nosso próximo desafio. Não consigo imaginar um skatista realizando um ciclo de treinos específico para poder filmar uma parte de vídeo, ou então para participar de uma entrevista, uma tour, ou seguir um calendário de competições e principalmente para andar naquele pico novo que surgiu perto da sua casa.
Para mim o que seria mais válido desta pré-temporada e que deveria ser adaptada para todos os skatistas é a avaliação física onde temos condição de avaliar diferentes variáveis como antropometria, composição corporal, análise postural, avaliações metabólicas e neuromusculares, avaliações nutricionais entre outras situações podendo assim visualizar as principais deficiências físicas do skatistas e buscarmos assim atividades específicas para sanar estes problemas e a partir disto elaborar um treinamento que o skatista siga durante o ano junto com sua rotina no skate, minimizando assim o risco de lesões e melhorando seu desempenho devido aos benefícios do condicionamento físico.
Semana que vem não teremos postagem, pois estaremos participando de mais uma temporada do Brasil Skate Camp, então fiquem ligados que este ano vem muita coisa boa por ai.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: