sexta-feira, 10 de setembro de 2010

A volta ao skate

Todos nós skatistas sofremos muito quando temos que ficar um período afastado do skate. Indiferente do motivo que nos afastou como uma lesão, falta de peças ou alguma outra situação temos que tomar muito cuidado no retorno ao skate.
Estudos comprovam que atletas de auto-rendimento apresentam perda de suas condições físicas a partir de duas semanas de inatividade, situação não muito diferente para um skatistas.
O skate utiliza muitas variáveis físicas durante a sua pratica como força e resistência muscular, parte cardiorrespiratória anaeróbia e até aeróbia dependendo do tempo de sessão, flexibilidade, equilíbrio e propriocepção, sendo todas estas valências físicas treináveis.
Quando um skatistas retorna ao skate após um longo período sem andar, o ideal é que ele procure ganhar todas estas valências físicas novamente antes de querer executar manobras e fazer sessões muito longas como antes da pausa.

Neste momento que alguns skatistas acabam se precipitando e cometendo alguns excessos, a vontade de encarar novamente aquele obstáculo ou de executar aquela manobra complexa que estava no pé antes da pausa pode ser o princípio de uma nova lesão.
Muitas vezes temos a base da manobra e sabemos como executar, mas a falta de condicionamento físico nos impede de acertar e conseqüentemente de evoluir.
A idéia sempre é começar a executar manobras simples no solo, evitar que o corpo fique dolorido após as sessões, ter um bom período de repouso entre elas e gradativamente aumentar a complexidade de manobras e picos a serem explorados, melhorando assim seu condicionamento físico e readquirindo a base das manobras para evitar que uma lesão ocorra e que a evolução continue.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: