sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Os diferentes graus de um entorse

Nos últimos meses tenho recebido alguns e-mails com perguntas sobre o tempo de recuperação após um entorse.
Basicamente eu acabo tendo que responder com outra pergunta, “qual o grau de entorse você teve?”, pois somente com essa informação podemos ter uma idéia vaga de qual o período de recuperação, afinal cada individuo se recupera de uma forma, então é muito difícil precisarmos uma data certa.
O entorse se divide em três graus diferentes, mostrando assim o tipo e gravidade da lesão. No entorse de 1° grau apresenta-se algum estiramento ou talvez ruptura das fibras ligamentares, com pouca ou nenhuma instabilidade articular. Apresenta dor branda, pouco edema e rigidez articular.
No entorse de 2° grau já existe certa ruptura e separação das fibras ligamentares e instabilidade moderada da articulação. A dor vai de moderada a aguda, edema e rigidez articular devem ser esperados.


Já no entorse de 3° grau existe ruptura total do ligamento, manifestada primariamente por grande instabilidade articular. Pode haver dor aguda no início, seguida por pouca ou nenhuma dor, devido à ruptura total das fibras nervosas. O edema pode ser volumoso e, desse modo, a articulação tende a tornar-se muito rígida algumas horas após a lesão. Um entorse de terceiro grau com instabilidade acentuada geralmente requer alguma forma de imobilização durante várias semanas. A força que produz a lesão ligamentar costuma ser tão grande que outras estruturas ligamentares ao redor da articulação também podem ser lesadas. Em casos nos quais ocorre lesão em múltiplas estruturas articulares o reparo cirúrgico ou a reconstrução podem ser necessários para corrigir a instabilidade.
Com base nestas informações já da para se ter uma idéia do tempo de recuperação e do número de sessões de fisioterapia que o skatista terá que fazer, lembrando sempre que no caso de ocorrer um entorse durante uma sessão de skate, procure um médico imediatamente, para uma melhor avaliação, imobilização e medicação quando necessário.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: