sexta-feira, 20 de novembro de 2009

A Patela

Um local muito acometido por lesões no skate é o joelho. Sempre que pensamos em alguma lesão relacionada a esta área, logo nos vem à cabeça problemas em alguns dos ligamentos ou nos meniscos, mas outro componente do joelho que também apresenta um bom número de lesões é a patela.

A patela (antigamente conhecida como rótula) é um pequeno osso com aproximadamente 5 cm de diâmetro (em um homem adulto), de formato piramidal, que se articula com o fémur, cobrindo e protegendo a parte anterior da articulação do joelho e atua como um eixo para aumentar a alavanca do grande músculo quadríceps femoral (músculo da coxa), cujo tendão está fixado à tuberosidade tibial da perna.É um osso curto, do tipo sesamóide e apresenta uma camada de substância compacta revestindo a substância esponjosa.
A luxação da patela é a principal lesão ocorrida neste osso, onde seu deslocamento lateral é causa comum de instabilidade da articulação do joelho principalmente em adolecentes e adultos jovens.Quando a patela se desloca, o quadriceps relaxa e o joelho cede, muitas vezes o skatista cai no chão e a patela retorna espontaneamente a sua posição.

Clinicamente o diagnóstico é feito com base na instabilidade palpável da patela e tambem pelo “sinal do sentir” que ocorre quando o médico tenta o deslocamento lateral da patela e paciente fica apreensivo que segura a mão do examinador para evitar o deslocamento.
Caso isto aconteço com voce durante a sessão de skate, procure imediatamente um médico e após isso realize o trabalho de reabilitação até o fim, para ter uma volta segura ao skate.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: