sexta-feira, 30 de outubro de 2009

A Pliometria e o Skate

Sabemos que o skate é um esporte predominantemente anaeróbico (curta duração e alta intensidade) e de auto-impacto devido à grande quantidade de saltos durante a pratica, que trás muitos benefícios físicos e mentais aos seus praticantes, mas como em qualquer outro esporte temos também um elevado risco de lesões. Uma das formas para se prevenir estas possíveis lesões é aumentando a força e a resistência muscular, alem da amplitude e biomecânica do movimento o que automaticamente vai ajudar a melhorar o pop das manobras, realizando as mesmas com uma altura cada vez maior.

Rodrigo Gerdal BS Nollie Foto-Pablo Vaz

Tanto no treinamento como para a reabilitação de skatistas podemos utilizar uma técnica chamada Pliometria que consiste em uma forma de exercício que busca a máxima utilização dos músculos em movimentos rápidos e de explosão. Seu conceito baseia-se na exploração do músculo em sequências de contrações excêntricas e concêntricas buscando a otimização do mesmo.
As ações dos músculos em práticas de esforços rápidos semelha-se ao comportamento de uma mola, contraindo-se e liberando sua força acumulada. Os exercícios pliometricos buscam a consciência do praticante da melhor forma de utilização desta impulsão de força, permitindo aprimorar as técnicas de atividades como o salto (ollie), já que apóia-se no trabalho de velocidade e explosão, muito utilizado em diversos esportes, como por exemplo basquete, vôlei e o skate. A biomecânica da pliometria não é complexa, resume-se na criação de uma reação oposta a ação prévia, dando-lhe uma maior velocidade, na busca do aproveitamento da energia produzida.Esse tipo de treinamento inclui saltos e saltitos que aproveitam os ciclos de contração e relaxamento para aumentar a potência muscular. Iniciam-se com um rápido alongamento de um músculo (fase excêntrica) seguido de uma rápida contração do mesmo músculo (fase concêntrica). Também não é necessário o uso de pesos para a execução desta atividade, podendo-se usufruir do peso do próprio corpo como sobrecarga.

Para obter sucesso com a pliometria no programa de treinamento é necessário fazer algumas considerações como a escolha dos exercícios que devem refletir as demandas específicas da modalidade esportiva (princípio da especificidade) e a técnica de execução é extremamente importante, devendo o skatista aprender o padrão correto do movimento antes de treiná-lo.
Consulte sempre um Educador Físico habilitado pelo CREF antes de iniciar qualquer tipo de treinamento, melhore sua condição física e principalmente a altura de suas manobras e a performance no skate, evoluindo cada vez mais.
Participem da promoção Skate Saúde X Promodel Diamond Series, respondendo a pergunta “Qual a importância do Promodel no mercado brasileiro de skate?” pelo twitter ( www.twitter.com/skatesaude ) até o dia 06 de Novembro, a melhor resposta leva um model espelho do Fábio Sleiman customizado pelo artista Fabiano Lokinho.Participem!
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: