sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Lesões na Pele

Após falarmos de vários tipos de lesões que acontecem no skate, decidi falar agora sobre uma que já aconteceu com todos que andam de skate e que em muitos casos nenhuma atenção foi dada a este tipo de lesão, a lesão da pele.
A pele é o maior órgão do nosso corpo e também a principal arma de defesa contra germes, a pela é colonizada por bilhões de bactérias potencialmente causadoras de doença e ainda assim, elas não conseguem entrar no nosso corpo, mas o problema começa a surgir quando a proteção é rompida como nos casos de lesões na pele. A partir deste momento, estabelece-se uma porta de entrada para os germes externos que poderão levar a infecções.
Estas lesões da pele podem ser divididas pelo mecanismo de lesão sendo do tipo incisas ou cortantes (aquelas causadas por faca, bisturi, lâmina etc), perfurantes (causada por objetos pontiagudos como pregos e alfinetes), escoriação (quando a lesão ocorre na superfície da pele, como quando caímos e arrastamos o joelho ou qualquer outra parte no chão), laceração (escoriação mais profunda e que acomete o tecido subcutâneo) ou contusas (lesões traumáticas de grande força que lesam os tecidos abaixo da pele, ocasionando manchas roxas ao redor da lesão), podendo apresentar mais de um tipo na mesma lesão.

Outra forma de dividir as lesões seria pelo grau de contaminação como as limpas (feridas cirúrgicas), contaminadas (aquelas que tiveram contato com materiais sabidamente sujos como terra, cortes na rua) e as feridas infectadas (que apresentam sinais de infecção).
Se durante a sessão de skate ocorrer novamente alguns destes tipos de lesão como pequenos cortes, perfurações superficiais e escoriações devem ser tratadas apenas com limpeza local com água e sabão neutro que são suficientes na maioria dos casos, outra opção é irrigação com soro fisiológico e limpar até desaparecer qualquer sinal de sujeira ou corpo estranho.
Já no caso de lesões mais profundas e cortes mais extensos realize a limpeza com água e sabão e procure um médico para avaliação da necessidade de realizar uma sutura (pontos).
Se a lesão estiver sangrando, use um pano limpo, gaze ou compressas para comprimi-la, e se o sangramento é intenso ou em jato, procure um médico imediatamente.
O uso excessivo de substâncias desinfetantes podem atrapalhar o processo de cicatrização, mais uma vez, água e sabão são suficientes para a maioria das lesões pequenas. Deixe que o médico indique a utilização de anti-sépticos e evite usar álcool ou iodo em feridas abertas sem a indicação do médico, pois estas substâncias podem irritar a lesão e piorar a inflamação.
Mantenha a ferida sempre limpa e procure protegê-la com um curativo ou Band-Aid, principalmente se forem em locais como mãos e pés que entram em contato com áreas contaminadas com freqüência e a partir daí volte as sessões de skate com cuidado para não lesar novamente o mesmo lugar.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: