sexta-feira, 17 de julho de 2009

Fratura do semilunar

Todos nós, skatistas ou não, por reflexo na hora de qualquer queda acabamos colocando a mão para nos proteger, o que pode ajudar em algumas situações pode acabar complicando em outras, pois a mão é uma região que ocorrem algumas lesões na pratica do skate.

Após falarmos sobre a lesão no escafóide, falaremos agora na fratura do semilunar, que é outro osso do carpo (conjunto de ossos que formam a mão) e é a segunda fratura mais freqüente dentre as fraturas dos ossos do carpo.
Ela pode ocorrer por avulsão de pequenos fragmentos ocasionada por tração ligamentar, por compressão entre os ossos capitato e rádio e principalmente por microtraumas repetitivos e normalmente é diagnosticada no RX lateral do punho.

Seu tratamento pode ser cirúrgico ou conservatório e neste caso a reabilitação consiste de imobilização, e recuperação da função nessa fase é caracterizada pela consolidação completa do osso fraturado. As técnicas de alongamento e o programa de fortalecimento são iniciados.
São utilizadas órteses dinâmicas para extensão ou flexão do punho que podem ser indicadas nos casos de rigidez articular persistente.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: