sábado, 6 de setembro de 2008

Menisco

Um dos locais mais lesionados no skate é o joelho, onde diferentes tipos de lesões podem ocorrer. Hoje falaremos sobre uma muito comum em esportes com paradas bruscas, mudanças de direção e rotação, flexão de joelhos e alto impacto como o skate que é a lesão de meniscos. Na anatomia, os meniscos são cartilagens presentes na articulação fêmurotibial (joelho), entre os côndilos do fêmur e da tíbia. Os meniscos têm a função de diminuir o impacto e promover a adaptação (melhorar o encaixe) entre as faces articulares do fêmur e da tíbia.
São dois meniscos, um medial e outro lateral, ambos localizados acima da tíbia. Têm o formato de meia lua, com uma divisão em corno anterior, corpo e corno posterior. Como cartilagem, apresentam poucos vasos sangüíneos, o que dificulta sua capacidade de regeneração, caso sofram alguma lesão. Uma vez lesionados, dificilmente se recuperam espontaneamente.
Na lesão, a cartilagem do menisco rompe-se, causando dor súbita no lado afetado, inchaço e algumas vezes dificuldade para movimentar o joelho. Na fase aguda, o tratamento indicado é repouso, diminuição da carga sobre o joelho, gelo e medicação analgésica. Se os sintomas persistirem e os exames complementares confirmarem a lesão meniscal, o tratamento deve ser cirúrgico, já que a cartilagem não tem poder de cicatrização.
Antigamente, as cirurgias de menisco retiravam totalmente a cartilagem machucada. Hoje, porém, sabe-se que esse método causa um grande desgaste da articulação e favorece a artrose do joelho. O tratamento cirúrgico é feito, atualmente, com cirurgia artroscópica para “costurar” a cartilagem rompida ou para retirar somente a área lesionada, impedindo que pequenos fragmentos se instalem no espaço dentro do joelho, causando dor durante a atividade física.
Na maioria das vezes, o skatista lesionado pode voltar à atividade. Em alguns casos, porém, as lesões de menisco estão ligadas a lesões de outras cartilagens do joelho e a cirurgia de menisco não resolve o problema, mas são casos muito raros devido ao grande avanço da medicina e das técnicas de prevenção e reabilitação de lesões.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se

3 comentários:

Kira Aderne disse...

Muito boa a explicação,
obrigada pelo post...

Unknown disse...

Muito obrigado. Excelente!!

Unknown disse...

Amigo, estou com minisco medial routo, gostaria dr mais explicação. Tenho 40 anos e voltei a andar tem qutro meses e fiquei lesionado. Desde ja agradeço.