sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Ciências do Skate

No ano de 2004 quando me formei em Educação Física, escolhi como tema para o meu TCC (trabalho de conclusão de curso) as lesões que ocorriam na prática do skate.Durante a realização deste trabalho, tive uma grande dificuldade em encontrar estudos para basear a minha pesquisa, primeiro porque não haviam muitos estudos relacionados ao esporte na época e segundo que era quase impossível localizar estas referências.
Agora em 2008 estou me formando em Fisioterapia e novamente o meu TCC vai falar sobre skate, mas hoje com muito mais facilidade graças ao site Ciências do Skate, o maior acervo de referências acadêmicas sobre skate.

O site foi criado em Fevereiro de 2007 pelo educador físico Révisson Silva, que pensou em listar em um site todas as referências que tinha encontrado durante a realização de sua monografia (Contribuição da Força e Potência para a Performance do Ollie), uma ótima idéia que tinha por objetivo facilitar, qualificar e estimular a realização de outras pesquisas científicas com o carrinho. Uma iniciativa louvável que em pouco tempo ganhou uma grande popularidade entre acadêmicos e principalmente skatistas.
Em um curto espaço de tempo foram listados 100 trabalhos, todos com muita qualidade, fazendo com que o site não parasse de crescer. Atualmente o Ciências do Skate possui 267 trabalhos e 6 colaboradores de diferentes estados. Este time é formado por Giancarlo Machado de Minas Gerais, Uriel Baesso do Prado de São Paulo, Thiago Cambará e Julio Feio do Rio de Janeiro, Jerônimo Loureiro do Rio Grande do Sul e Manoel Neto do Paraná.

Hoje as empresas parceiras do site são: Qix, New Skate, Moska Wheels, Curso de idiomas Yázigi, e a loja WTH Surf Shop, e tomara que mais empresas apóiem esta iniciativa para que ela continue evoluindo.
Fico muito feliz ao ver cada vez mais pessoas estudando e engrandecendo as pesquisas cientificas sobre o skate, e iniciativas como a do Ciências do Skate que só contribuem com a evolução do esporte.
Espero que em breve mais uma contribuição minha esteja no site, que já me proporcionou muitos contatos com outros acadêmicos e principalmente me trouxe mais conhecimento sobre o skate.
Se quiser saber mais acesse www.cienciasdoskate.com.br .

Nenhum comentário: