sábado, 16 de agosto de 2008

Punho

Um dos locais mais acometidos por lesão na pratica do skate é o punho. Toda vez que a manobra não é executada com perfeição e uma queda acontece, a primeira reação de qualquer skatista é tentar se proteger com a mão.
Devido a isto o punho sofre muitos traumas e de forma repetitiva, alguns micros traumas e outros traumas de maior gravidade, o que sempre acaba lesionando esta região. O punho tem a função significativa de controlar a relação comprimento-tensão dos músculos multiarticulares da mão à medida que se ajustam as diversas atividades e formas de preensão. A mão é uma ferramenta valiosa, através da qual nós controlamos nosso ambiente e expressamos idéias e talentos.
O punho é formado por um conjunto de ossos que são o radio distal, o escafóide, o semilunar, o piramidal, o pisiforme, o trapézio, o trapezóide, o capitato e o hamato. O complexo do punho é multiarticular e feito por duas articulações compostas. É biaxial, permitindo flexão (flexão volar), extensão (dorsiflexão), desvio radial (abdução) e desvio ulnar (adução).
Por isso a dica é durante a queda tentar também proteger o punho de possíveis traumas diretos e principalmente procurar um médico de imediato após qualquer lesão neste local, pois esta é uma articulação muito importante do nosso corpo.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: