sábado, 5 de abril de 2008

Ombro

Um local geralmente acometido por lesões no skate é o ombro, geralmente durante quedas sobre o mesmo ou com o apoio das mãos no solo para poder proteger o corpo como muitos de nós skatistas fazemos.

Por ser uma articulação de grande mobilidade, o ombro é extremamente instável e ele é protegido por um grupo de músculos que exerce grande importância na sua estabilização, mobilidade e força, o famoso manguito rotador formado pelos músculos subescapular, supra-espinhoso, infra-espinhoso e o redondo menor.
O ombro no street skate é muito utilizado para manobras com giro de 180 ou 360 graus, pois é ele quem começa e termina o giro do corpo durante a realização das manobras.
Já no vertical o ombro é muito mais requisitado, além das manobras de giro, podemos imaginar o quanto é desgastante para o ombro a realização de um Invert também realizado no freestyle ,onde todo o peso do corpo somado a aceleração do movimento e a ação da gravidade estão sobre um único ombro, já que o outro braço está segurando o skate.

As lesões no ombro podem acontecer em diversas formas, como quedas sobre a articulação, choques corporais, movimentos além da ADM (amplitude de movimento) fisiológica, sobrecarga entre outras, onde as mais comuns são geralmente a luxação e a sub-luxação.
No momento dessas lesões o mais indicado é colocar gelo no local e procurar um médico o mais rápido possível.
O tratamento dessas lesões pode ser cirúrgico ou conservador, dependendo da gravidade da lesão. Quando o tratamento é conservador, é necessário um período de repouso, associado ou não a fisioterapia.
A principal dica para evitar as lesões no ombro é um bom trabalho de fortalecimento muscular, principalmente dos músculos que formam o manguito rotador.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: