sábado, 22 de março de 2008

Câimbras

O texto de hoje vai falar de algo que já aconteceu na vida de todos, skatistas ou não, que é a câimbra.Qual de nós durante uma longa sessão de skate ou após tentar várias vezes aquela suada manobra nova não tivemos aquela dor irritante da câimbra.Cientificamente a câimbra é um encurtamento involuntário doloroso do músculo que parece ser desencadeado por estímulos periféricos ou mesmo pode ser caracterizado como um espasmo doloroso de um músculo.
Esta contração pode ocorrer em um determinado músculo ou grupo muscular, que se contrai vigorosamente de forma dolorosa. A dor parece ser proporcional ao número total de unidades ativas, ou seja, quanto maior for à massa muscular envolvida, maior será a dor.
Alguns fatores podem determinar a maior ocorrência de câimbras durante a sessão como encurtamento de grupos musculares, perda excessiva de água e sais pela transpiração durante a sessão, acumulo excessivo de ácido lático na musculatura devido ao grande esforço físico e o resfriamento brusco do corpo após uma sessão muito intensa podem colaborar com o surgimento da câimbra.

Caso ela parece durante a sessão, alongue bem o grupo muscular acometido e faça massagem no local como o auxílio das mãos.
Outras medidas podem diminuir a incidência de câimbras como uma dieta balanceada, se manter hidratado durante a sessão, um bom repouso após a sessão, mas principalmente um bom alongamento antes e após andar de skate, com esse trabalho preventivo, dificilmente teremos a ocorrência de câimbras e como dizem os mais velhos é melhor prevenir do que remediar.
Quem tiver alguma duvida com relação a trabalho preventivo, recuperação de lesões ou sugestões, deixem seus comentários e em breve estaremos escrevendo textos em cima daquilo que vocês querem saber.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: