sábado, 19 de janeiro de 2019

O joelho valgo no skate

Os joelhos sempre são uma grande preocupação para qualquer skatista, tendo em vista o quanto está articulação é importante no skate, mas muitas vezes as lesões ocorrem não por torção ou trauma direto, mas sim por uma descompensação muscular, que acaba sobrecarregando os joelhos.
Quando o peso do corpo está em cima do pé, um músculo chamado glúteo médio, que fica na lateral do quadril, é responsável por manter a coxa alinhada. Caso ele esteja fraco, ou não esteja trabalhando direito por algum motivo, o joelho cairá para dentro, permitindo assim que o valgo aconteça. Eles fazem um movimento em X, como se fossem encostar um no outro, e estão relacionados ao aparecimento de algumas lesões.
Esse desalinhamento está relacionado com dores no joelho e duas patologias muito comuns, a síndrome fêmoro-patelar, que acomete a região anterior da articulação, e a síndrome da banda iliotibial, problema que gera dor na lateral externa do joelho.
O tratamento para o valgo dinâmico e lesões associadas começa com fortalecimento muscular, caso seja detectado déficit real de força. Muitas vezes o músculo já está forte, porém não trabalha corretamente durante os movimentos do dia a dia e no skate. Nesse caso, exercícios educativos são mais indicados, nos quais o corpo seja desafiado a manter o alinhamento do joelho.
É importante ressaltar que, mesmo após o tratamento, é possível que visualmente os joelhos ainda “caiam” para dentro. Existe uma melhora, mas é comum algo ainda permanecer. Por isso, o principal parâmetro de melhora é a dor, nas atividades cotidianas e na prática do skate.
Cuidar do seu corpo é cuidar de você e prolongar sua vida útil sobre o skate.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: