sábado, 12 de janeiro de 2019

Lesão Osteocondral no skate

Muitos skatistas sofrem com lesões nas cartilagem de diferentes articulações, sendo que muitos deles param de andar por este motivo. Hoje vamos abordar este tema e tentar esclarecer algumas dúvidas sobre este tipo de lesão. Uma lesão osteocondral é um problema na cartilagem de uma articulação e no osso subjacente. A Cartilagem é um tecido conjuntivo que cobre os ossos entre as articulações. Quando há degeneração, separação ou ruptura da cartilagem, pode ser referida como uma lesão osteocondral. O osso direito embaixo da cartilagem pode também ser afetado. As articulações do joelho, do tornozelo e do cotovelo são locais comuns onde esse problema ocorre nos skatistas.
O principal sintoma deste tipo de lesão é a dor na articulação. Ela geralmente piora com a atividades físicas, principalmente de impacto como o skate. Inchaço da articulação,instabilidade, bloqueio ou sensação de travamento, podem ser outros sintomas. Uma história de trauma ou cirurgia na articulação afetada pode ser uma pista que leva ao diagnóstico de lesão osteocondral. Exames complementares como raio-x, ressonância ou tomografia somados ao exame físico ajudam a fechar o diagnóstico da lesão.
As opções de tratamento variam dependendo do skatista. Idade, objetivos no skate, localização e tamanho da lesão serão todos analisados para decidir qual tratamento é o melhor. As opções de tratamento são conservadora ou cirúrgica e ambas apresentam bons resultados para seus pacientes somadas à um bom trabalho de fisioterapia.
Não se sabe ao certo o que impedirá uma lesão osteocondral de acontecer, é difícil prevenir lesões traumáticas agudas que às vezes levam a uma lesão osteocondral principalmente no skate. No entanto, manter os músculos fortes e flexíveis ajuda a apoiar e suportar as articulações. Fazer um treinamento de força e flexibilidade pode não evitar uma lesão osteocondral mas pelo menos ajuda no reflexo e com certeza evita que o trauma fosse maior. Manter a saúde dos ossos, obtendo níveis adequados de cálcio e vitamina D também é uma excelente medida.
Voltar a andar de skate após a lesão condral depende de como a lesão foi gerenciada e tratada. Se o tratamento conservador foi a escolha, o skatista terá que esperar passar totalmente a dor o que demora em media de 4 a 12 semanas, já no tratamento cirúrgico o skatista vai precisar respeitar o tempo de cicatrização para aí iniciar o trabalho de fortalecimento que vai variar de pessoa para pessoa.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: