sábado, 27 de outubro de 2018

A condromalácia e o skate

Andar de skate é uma atividade de auto-impacto que acaba trazendo muitos benefícios para os skatistas mas também pode ocasionar algumas lesões. O joelho é uma das articulações mais acometidas pelas lesões e hoje falaremos sobre uma em especial, a condromalácia.
Trata-se de uma alteração da cartilagem que reveste a patela por dentro. Quando há uma sobrecarga ou trauma, a patela pode ser afetada, já que é o meio caminho entre o tendão patelar, que está abaixo, e o tendão quadriciptal. Pode ser classificada por graus, cujo 1 representa apenas um amolecimento, sem alterações graves na cartilagem, e o 4, em que a cartilagem já foi embora e o osso já aparece.
As principais causas são os traumas por fricção crônica de força excessiva aplicada ao joelho, a insistência em andar de skate com dor, desalinhamento na patela e pronação acentuada dos pés também são causas frequentes deste problema.
Os principais sintomas são dores acentuadas à frente ou ao redor da região do joelho ao correr, subir e descer escadas e agachar, estalos ao esticar ou flexionar os joelhos não necessariamente ao andar de skate.
O tratamento para condromalácia patelar pode ser feito com fisioterapia, com o objetivo de melhorar o posicionamento da rótula e a função do joelho, além de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos para controlar a inflamação e a dor, que devem ser indicados pelo médico e usados conforme a orientação, além do repouso.
A volta ao skate deve ser feita após a eliminação total da dor e a recuperação da força afim de evitar novas lesões.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: