sábado, 18 de agosto de 2018

Dor lombar X sacroilíca no skate

Muitos skatistas reclamam de dores nas costas, em especial na região lombar. Pensando só no skate isso é possível, tendo em vista a quantidade de saltos por sessão e até mesmo as quedas que ocorrem. Mas será que essa dor é mesmo na lombar ?
É muito comum haver confusão entre dor lombar e dor na articulação sacroilíaca. Embora próximas, essas duas patologias precisam de tratamentos diferentes, e por isso é importante distingui-las entre si.
A coluna lombar é feita de 5 vértebras. Logo abaixo delas há o osso sacro, que se articula com o ilíaco (osso da bacia), formando assim a articulação sacroilíaca. Enquanto a dor lombar normalmente atinge a porção bem central das costas ou gera um desconforto em faixa, a dor na sacroilíaca é um ponto lateral, abaixo da lombar, já quase na região glútea. Problemas na lombar costumam provocar incômodos constantes que deixam a região dolorida. Já questões na sacroilíaca geram uma dor em pontada em movimentos específicos.
Patologias na coluna lombar podem gerar dor irradiada para a perna, que aparece como formigamento ou queimação. Nas sacroileítes (inflamação na articulação sacroilíaca), a dor pode caminhar para a frente do corpo, chegando até a virilha.
O foco no tratamento das dores lombar frequentemente é o fortalecimento dos músculos do abdômen. Já para a sacroilíaca exercícios para os glúteos tendem a dar melhores resultados. O diagnóstico entre problemas lombares ou na articulação entre sacro e ilíaco deve ser feito por profissional da saúde. Mas conhecer melhor seu corpo facilita a conversa e a escolha de quem irá cuidar de você.
Cuidar do seu corpo é cuidar de você e prolongar sua vida útil sobre o skate.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: