quinta-feira, 21 de maio de 2015

A artrose no skate

Os anos de prática no skate, uma atividade de auto impacto, somado à falta de preparação física e de cuidados com o corpo, podem trazer consequências desagradáveis aos skatistas, uma delas é a artrose.
A artrose é uma doença de caráter inflamatório e degenerativo das articulações do organismo, marcada pelo desgaste das cartilagens que revestem as extremidades ósseas, causando dor e podendo levar a deformidades. As articulações mais acometidas pela artrose são as que suportam peso, como coluna vertebral, os quadris e joelhos, sendo o último o mais comum nos skatistas.
A dor ao nível do joelho geralmente é o primeiro sintoma da artrose. O joelho inchado (derrame articular) é o segundo sintoma e muito frequente em pessoas que têm a doença e andam de skate. O responsável por esse inchaço é o processo inflamatório da membrana sinovial (membrana que recobre a articulação do joelho). Essa reage à presença dos restos cartilaginosos produzindo um líquido viscoso e amarelado. Logo que o edema sinovial torna-se importante, a pressão criada acentua as dores que podem ser sentidas pelo paciente na parte posterior do joelho. Outro sintoma marcante é a perda de mobilidade do joelho.
A obesidade, sedentarismo e fraqueza muscular aumentam as chances de uma pessoa desenvolver a artrose. O principal objetivo da reabilitaçao é aumentar a força muscular e flexibilidade, além de reduzir a dor e rigidez. Para aliviar os sintomas, podem ser administrados medicamentos como analgésicos e anti-inflamatórios e empregar-se a fisioterapia e hidroterapia, que promovem melhora da dor tanto pelo uso de técnicas anti-inflamatórias quando pelo fortalecimento e alongamento musculares, protegendo assim as articulações e estimulando sua movimentação, evitando a rigidez articular.
Nos casos de artrose leve a moderada, é possível a reposição das propriedades do líquido sinovial, alterada na artrose por meio da injeção dentro do joelho de um líquido desenvolvido em laboratório, chamado acido hialurônico, que traz novamente a viscosidade normal, protegendo a cartilagem e melhorando a dor e a mobilidade articular. Esta terapia é chamada viscosuplementação, e tem as vantagens de poder ser aplicada pelo médico no próprio consultório, com desconforto mínimo, semelhante à aplicação de uma injeção no músculo. O efeito dura em média de oito meses a um ano, dependendo do grau da artrose em cada paciente e auxilia na reabitaçåo e retorno ao skate.
Cuide bem do seu corpo, ele é sua maior ferramenta na hora de manobrar.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Um comentário:

Anônimo disse...

Alto impacto*