quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

O skate e o Kettlebells

Sempre estudando em busca das melhores técnicas de treinamento físico específico para skatistas, vamos falar hoje sobre o Kettlebells, uma das atividades que usamos em nosso treino integrado voltado aos skatistas.
A literatura sugere que os kettlebells são originários da Rússia do Século XVIII, como contrapesos para grãos nos mercados de rua, porém também há relatos que algo parecido era usado na Irlanda, ao encherem um bule com areia e arremessá-los para cima.
O Kettlebell pode ser usado tanto como um complemento para uma rotina normal de musculação, ou como a única atividade de um treino. O Kettlebell fica em vantagem sobre o treinamento convencional, pois a maioria dos exercícios trabalha as cadeias musculares e não apenas os músculos de forma isolada, além de exercitar tanto os músculos superficiais (como na musculação) também trabalha os mais profundos (a exemplo do pilates).
A explicação vem do próprio formato, pois o centro de massa do Kettlebell não está distribuído igualmente e os músculos estabilizadores têm de trabalhar mais para compensar esse desequilíbrio. Ao fazer um movimento com os membros superiores, por exemplo, músculos do abdômen e dos glúteos também são recrutados.
Os movimentos devem ser feitos de forma explosiva e balística, mantendo a estrutura do corpo nas posições adequadas para não ocorrer sobrecarga. Com movimentos básicos, pode-se gerar e absorver energia cinética do quadril (o mais potente gerador de energia do corpo humano), e também no complexo proprioceptivo desde a planta do pé até os músculos que seguram o peso firmemente nas mãos e os músculos estabilizadores dos ombros.
Para os skatistas as principais vantagens deste tipo de treino são o treino do quadril de forma funcional em velocidade real de performance, a exposição de fraquezas individuais por ser um treinamento “unilateral” promovendo correções de assimetria corporal o que é fantástico para trabalhar por igual as 4 bases (ollie, nollie, fakie e switch), auxilia no desenvolvimento de estruturas articulares fortes e flexíveis, pois exige muito que as articulações se estabilizem dinamicamente, o que reduz o potencial de lesão e permite maior eficiência na produção de força muscular, desenvolve a região do CORE com excelência uma das mais requisitadas no skate e ensina o corpo a lidar com a constante mudança do centro de gravidade o que é fundamental na pratica do skate.
Se quiser conhecer mais sobre a técnica e nossa metodolgia de treino integrado para skatistas, agende uma aula gratuita agora mesmo.
Lembre-se : ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: