quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

A liberação miofascial e o skate

A preparação física e o trabalho preventivo de lesões a cada dia mais vem se tornando uma rotina na vida dos skatistas. Uma das técnicas que temos adotado em nosso sistema de trabalho e que tem surtido grande efeito nos skatistas é a liberação miofascial.
Para um melhor entendimento desta técnica, é necessário entender o conceito de fáscia, que é um tecido conjuntivo que envolve órgãos e músculos. É uma espécie de lâmina que rodeia todos os órgãos em forma tridimensional e com isso os mantém em uma correta posição e funcionamento. Assim, as fibras musculares estão contidas nesse conjunto de tecidos, formando uma peça única. Uma maneira fácil de compreendermos seria imaginarmos a fibra muscular como sendo um fio de cabelo, agora pensamos em uma touca envolvendo todos os nossos fios de cabelo. Ela é extremamente resistente e se espalha através do corpo, da cabeça aos pés.
A contração de um músculo gera um tensionamento do conjunto das fáscias, quando movimentamos uma parte do nosso corpo este responde como um todo, isso ocorre devido as fáscias serem interconectadas.
Dependendo da postura, trauma direto ou uma intensa atividade física estes tecidos fasciais podem sofrer restrições, o que impedem o livre movimento do corpo o chamado “movimento limpo”. Tais restrições causam rigidez e limitação motora com conseqüências funcionais, normalmente, estas restrições estão associadas ao aparecimento de sintomas indesejáveis como a dor.
A liberação miofacial é propriamente utilizada como automassagem para liberar tensão muscular e pontos gatilho. Seria através da aplicação de pressão em pontos específicos do corpo com o objetivo de recuperar os músculos, devolvendo suas funções normais.
O treino miofascial envolve todos os movimentos que os músculos desempenham. Trata-se da manipulação e pressão local, com vista ao aumento do aporte sanguíneo, dos nutrientes celulares otimizando a informação do local para o cérebro e vice-versa, processo também conhecido como informação aferente e eferente.
A liberação miofascial passou a fazer parte dos treinos funcionais como forma de “limpar os movimentos” e desde então vem sendo utilizada como um pré-aquecimento nos treinos, onde os exercícios são realizados sempre no início do treino, antes da ativação muscular. Para executar a liberação miofascial, utilizamos alguns equipamentos como o foam roller, sticks e bolas de borracha.
Para conhecer mais sobre a tecnica e todos os seus benefícios agende agora mesmo uma avaliação conosco.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: