quinta-feira, 17 de maio de 2012

O manguito rotador e o skate

As lesões em membros superiores a cada dia que passa vem ganhando mais espaço na carreira dos skatistas. Fortes traumas diretos e seguidas quedas de própria altura acabam gerando diferentes tipos de lesões que acabam trazendo grande preocupação.
Uma das mais comuns e que trás sérios problemas é a lesão do manguito rotador. O manguito rotador é um grupo de músculos formado pelos músculos Supraespinhoso, Infraespinhoso, Redondo menor e Subescapular. Esses músculos cobrem a parte anterior, a superior e a posterior da cabeça do osso do braço (Úmero). A função deles é fazer a rotação do braço e manter o osso do braço bem conectado à escápula. A lesão é uma distensão ou ruptura dos tendões desses músculos. No caso do skate a lesão ocorre por algum trauma, como amparar uma queda com o braço ou cair sobre o braço, mas em casos gerais geralmente ela está associada a degeneração ligada à idade ou a falta de irrigação sanguínea nesses músculos.
Os sintomas mais comuns são dores na região do ombro que as vezes pode irradiar para o braço, fraqueza e perda do movimento do braço, especialmente em movimentos acima da linha da cabeça. O diagnóstico médico é baseado no exame clínico e confirmado através de exames de imagem como a ressonância magnética. O tratamento depende da gravidade da ruptura e da extensão da lesão, e vai desde repouso e imobilização, passando por medicação e fisioterapia até o procedimento cirúrgico. A recuperação total depende da gravidade da lesão e do tipo de tratamento.
O objetivo da reabilitação é que o retorno do paciente ao skate aconteça o mais breve e seguramente possível. O retorno precoce poderá agravar a lesão, o que pode levar a um dano permanente. Todos se recuperam de lesões em velocidades diferentes e por isso, para retornar ao skate não existe um tempo exato, mas quanto mais rápido se iniciar o tratamento mais favoráveis são as chances de recuperação.
O ideal é voltar a andar com o ombro estável e fortalecido, com sua amplitude de movimento em graus elevados, diminuindo assim o risco de novas lesões. A melhor maneira de prevenir uma lesão é manter os músculos e tendões bem fortalecidos e alongados, portanto um trabalho de condicionamento físico é vital para qualquer skatista que quer reduzir seu número de lesões.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: