quinta-feira, 3 de maio de 2012

Entrevista - Gabriel Fortunato

Quando criança temos muitos sonhos daquilo que vamos fazer ou ser quando crescer, mas e quando estes sonhos começam a se tornar realidade ainda na infância? Cada vez mais jovens ganham destaque no mundo todo e são considerados garotos prodígios, garotos com talento extraordinário ou com feitos relevantes. No futebol temos um grande exemplo, o jovem Neymar que alegra multidões com seu jeito de jogar futebol e desperta a cobiça dos principais clubes do planeta, no mundo corporativo temos o jovem Marck Zuckerberg que criou o Facebook uma das empresas mais valiosas da atualidade. Nosso entrevistado do mês tem o mesmo potencial que os dois exemplos citados acima, e já começa a colher os frutos de seu grande talento, e o melhor de tudo, sem perder a humildade e o carisma suas principais características. Confira como foi nossa conversa com Gabriel Fortunato um dos garotos prodígios do skate brasileiro.

Nome: Gabriel Fortunato
Idade: 14 anos
Tempo de skate: 4 anos
Local: Suzano - SP
Patrocínio: Element Skateboards e Space Skate Shop

Hard Flip  Foto- Atila Chopa

SS- Você é um skatista jovem e de muito talento, com quantos anos você começou a andar e como foi esse seu início no skate?
Comecei a andar de skate aos 10 anos, no começo achava meio difícil, mas depois que mandei meu primeiro flip, me empolguei e não parei mais.

SS- Seu irmão também é skatistas, como é seu relacionamento com ele e de que forma ele contribui para sua evolução no skate?
Meu irmão me da um suporte legal, sempre andamos juntos, vários roles com os camaradas da pista de Suzano também, desde os primeiros eventos que eu fui ele sempre esta lá dando uma força, trocando uma idéia sobre tudo, desde as notas da escola até a minha evolução no skate que ele sempre “pega no meu pé” para estar sempre na pegada.

SS- Quem são suas maiores influencias no skate?
Admiro muito o TX, o Luan, Felipe Gustavo, gosto também do role do P-Rod., Roger Mancha, e uns dos caras que andam muito aqui onde eu moro que é o Marcelo “Shibaba” da Space sempre me ensinando algo novo.

SS- Como foi sua entrada para a Element e o que isso mudou na sua carreira?
Foi style, um dia meu irmão foi ver o e-mail dele, e lá estava um e-mail do “Mancha”, falando que queria que eu entrasse para o time, meu irmão conversou com ele, e deu tudo certo. Mas quem sabia que eu ia entrar para Element era meu irmão, minha mãe e até minha irmã menos eu (risos).
Em uma certa noite quando cheguei da escola por volta das 19:00 horas, o "Mancha" ligou em casa e perguntou: “ E ae irmão ta gostando de estar no time?”
Depois disso fiquei felizão pulei no sofá dei cambalhota (risos). Meu irmão queria esperar ter 100% de certeza que eu entraria no time para depois me falar, porque vai que ele me fala antes de estar tudo certo e eu fico empolgadão, e depois por algum motivo não acontecesse, iria ser ruim né. Mas gosto muito de fazer parte do time.
O que mudou na minha carreira foi que eu me liguei “ Agora vou andar de skate mesmo ai comecei a puxar mais o nível”.


SS- Você costuma assistir vídeos de skate? Quais são os seus favoritos?
Assisto a maioria das vezes antes de ir pra sessão, mas por enquanto não estou com uns vídeos recentes (risos). Mas gosto de assistir: Estilo Brasileiro, Duotone, Emerica Stay Gold, Desafio de Rua, e uns Bang´s.

SS- Como você acha que vai ser o futuro do skate, as manobras, os campeonatos e o mercado?
O futuro do skate eu não sei, mas as manobras vão ser bem inovadoras, só as “pesos”. Os campeonatos e eventos espero que sejam de qualidade como o DC King of SP, o Element Challenge e os eventos da Matriz, bem rua mesmo (risos). E o mercado do skate, que eles invistam cada vez mais né.

SS- A Element é uma das marcas mais tradicionais do skate mundial, e tem toda uma ideologia por trás da marca, principalmente voltada para o lado da natureza, você também tem esta preocupação com o futuro do planeta?
Tenho sim toda vez que compro um doce, nunca jogo a embalagem no chão. Sempre nas reportagens da televisão eu vejo os alagamentos causados por bueiros entupidos por causa de um simples papel de doce que alguém joga no chão. Se todo mundo fizer sua parte, cuidar e separar seu próprio lixo, acho que diminuiria muito a poluição e o lixo nas ruas parques e rios, e a natureza agradeceria. Se cada um fizer sua parte já ajuda bastante.

SS- Como você faz para conciliar seus compromissos com o skate com suas atividades escolares?
Então, toda semana ando de skate de manhã, volto pra casa, tomo banho almoço, e vou para escola de travel weel (chego rapidinho). Minha mãe e meu irmão sempre estão no meu pé para eu tirar notas boas e andar bem de skate, então tento fazer bem as duas coisas.

SS- Apesar de ser um garoto prodígio no skate, você é uma criança como qualquer outra, o que costuma fazer quando não esta andando e quais são suas brincadeiras favoritas?
Gosto de jogar bola com meus amigos da escola, jogar videogame em casa, assisto muito desenho também, jogo can-can com meus irmãos, ah várias coisas (risos).

SS- Fora o skate você pratica algum outro esporte?
Jogo bola, já participei de campeonatos da escola com meus amigos. “É nóis” 8°A !!!
Grind   Foto- Leandro Almeida

SS- Como foi participar do King Of SP ao lado dos principais skatistas amadores da América do Sul?
Foi bem louco. Tive muita inspiração com os caras mais velhos que sempre estão representando nas mídias do skate, muita manobra boa de nível para todo lado. O “Rei’ Nery então representou muito, ganhou 2 vezes consecutivas, o mais legal é que tinha gente de todo lugar do Brasil, na mesma vibe, muita gente assistindo, foi uma experiência ótima, espero participar de mais eventos como este.

SS- Tem vontade de conhecer outros países?
Claro, como EUA, Barcelona, Israel, China, e aonde mais der para andar de skate (risos). Acho esses países bem legais e vou conhecer novas culturas, novas pessoas e novos lugares.

SS- Quem são os skatistas desta novíssima geração que assim como você também vão dar trabalho? Quem eu acho style andando é o Wacson Mass, o moleque anda em tudo, tudo mesmo (risos) e ainda vai dar muito o que falar. “É nóis” Wacson.

SS- Toda criança sonha quando crescer em ter uma profissão, desde o início você quis ser skatista ou já pensou em trabalhar com outras atividades?
Então quando comecei a andar de skate , não foi uma coisa assim “ Nossa quero ser profissional e tal” muito pelo contrario, eu ia para a pista com meu irmão, ele andava e eu empinava pipa, andava de bike, queria só brincar (risos), e um dia ele montou um skate para mim, e comecei a me divertir muito com o skate, meu irmão começou a me levar nos lugares com ele, cidades novas, viagens para eventos e eu fui fazendo amigos e me divertindo cada vez mais, e aprendendo coisas através do skate, tipo respeitar as pessoas, ter humildade.
Aprendi que se você quer conquistar alguma coisa tem que se esforçar, porque skate é esforço (risos). Mas se eu fosse trabalhar com algo fora do skate, acho que tentaria ser Designer, acho legal, meu irmão é designer e sempre esta me mostrando as coisas que ele faz, da hora!

SS- Apesar de novo, qual a principal lição que o skate já te ensinou?
Humildade e respeito com os amigos, mas acho que ainda vou aprender muitas coisas através do skate.

SS- Quais são seus planos para o futuro?
Primeiramente estou deixado o “skate no pé”, no final do ano pretendo viajar com meu irmão, quero filmar, fazer boas fotos, produzir algumas entrevistas, participar de alguns eventos e campeonatos um aqui outro ali, sempre focado para no futuro me manter com o skate e ter uma casa com minha família.

Bs Flip  Foto- Cristiano dos Santos

Agradecimentos: Agradeço a minha família, mãe, irmão, irmã, madrinha, padrinho, os camaradas da pista de Suzano, Amaral, Cagão, Carlão, Alan, Cinho, Shibaba, Erick, Joyce, Kalunguinha, Rato, Bili, Feh, Henrrique, os amigos da escola, Rubens, Vitor, Nathan, Vanessa, Nolasco, Gabriela Ferreira, Leeh Calmona, Granja, Rochelle, e todo mundo que tem uma considerção. Desculpa se eu esqueci de alguém, mas esses que estavam na mente. Obrigado Skate Saúde, Mancha, Spike, Klaus, Xapa, Murilo, Glauber, Dhiego, Rene, e o time da Element Brasil, Abraço...

OBS: Para quem quiser acompanhar mais do trabalho do Gabriel, é só curtir a Fan Page dele no Facebook: http://www.facebook.com/pages/Gabriel-Fortunato/101536556608367

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito style, o Gabriel tem futuro