quinta-feira, 19 de abril de 2012

Pelo Respeito aos Pesquisadores do Skate

Nesta última quarta-feira, 11 de abril, foi divulgada uma interessante matéria no site UOL Esporte, intitulada "Skate chega às salas de aula e universidade brasileira prepara estudos inéditos no mundo".


A matéria ressalta uma importante iniciativa da Universidade Metodista, da cidade de São Bernardo - SP, que mediante ao apoio à alguns skatistas profissionais, passou a realizar diversas pesquisas sobre o skate em cursos como Fisioterapia.
Apesar da relevância desta iniciativa relacionada à prática do skate, a matéria do site UOL Esporte tocou num ponto polêmico ao afirmar que a referida universidade é "a primeira no mundo a preparar estudos sobre a modalidade".
Embora uma certa imprecisão assinalada pela matéria quanto a este pioneirismo da universidade, é válido lembrar que, de um modo geral, o skate vem sendo tema de estudos científicos no Brasil e no mundo há muitos anos, em diferentes áreas acadêmicas (inclusive, na Fisioterapia).
Alguns pesquisadores brasileiros - de bacharéis a doutores - que pesquisam ou já pesquisaram o skate resolveram se posicionar diante a postura da universidade citada acima e da matéria publicada no site UOL Esporte. Para isso, redigiram uma carta assinada de forma coletiva, que reproduzo abaixo:

Pelo respeito aos pesquisadores de skate

Apoiamos e fazemos votos para que as pesquisas realizadas sobre skate na Universidade Metodista de São Bernardo proliferem e resultem em inúmeros trabalhos acadêmicos. Sem dúvida, isso será muito bom para o desenvolvimento do skate e dos skatistas. No entanto, não podemos concordar com a informação divulgada pelo jornalista Bruno Doro, no site da UOL, que a Universidade Metodista será “a primeira do mundo a preparar estudos sobre a modalidade”.
Tal informação não se sustenta, pois há anos o skate vem sendo assunto de monografias, dissertações e, mais recentemente, teses de doutorado.
Na área de fisioterapia e educação física (os principais campos científicos abordados na reportagem da UOL), lembramos que existem estudos realizados por outros profissionais, como uma parte importante sobre lesões no skate publicada no livro “Lesões no Esporte”, além de estudos de outros pesquisadores que podem ser visualizados no seguinte endereço eletrônico:
http://cienciadoskate.com/referencias.htm

Acreditamos, portanto, que a versão correta a ser divulgada na mídia é que a Universidade Metodista estará contribuindo com o aumento das pesquisas sobre skate, e não que ela será “a primeira do mundo” a realizar tal feito. Afinal, devemos respeitar os estudos já existentes!
Ass.
Leonardo Brandão - Doutorando/PUC - SP
Tony Honorato - Doutor/UNESP
Giancarlo Machado - Mestre/USP
Billy Graeff - Mestre/UFRGS
Thiago Zanoni Neves - Bacharel/FIG
Tiago Cambará Aguiar - Mestre/PUC - RJ
João Flávio Prestes - Mestrando/UFPE
ClaudiovanFerreiradaSilva-Mestrando/UFPB
Mário Luís - Bacharelando/UFC

Nenhum comentário: