quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

A Bursite e o Skate

No ultimo sábado atendi um skatista durante uma missão em um corrimão na zona leste de São Paulo onde o mesmo após algumas quedas sobre o cotovelo começou a sentir um inchaço muito grande no local impossibilitando a movimentação normal do braço.
Após uma rápida avaliação durante a sessão de skate mesmo, percebemos que o local onde se formava o edema era na região da bolsa sinovial do cotovelo, e que provavelmente o que estava acontecendo era uma Bursite do Cotovelo.

A bursite é a inflamação da bursa, uma espécie de “almofada” que atua como um amortecedor entre os tendões, os ossos e a pele. A inflamação ocorre por quedas ou atritos diretos na região, como foi o caso deste skatista, ou ainda por apoio excessivo do cotovelo e por infecções.
Após um trauma, o cotovelo incha rápido e a pele pode apresentar arranhaduras ou cortes. Se o cotovelo incha devagar, provavelmente é algo crônico, que promove pressão por depositar o peso sobre este. O local pode ficar doloroso, sensível ao toque ou incapaz de se movimentar normalmente. Caso a pele esteja vermelha e quente, pode ser sinal de uma infecção.


O ideal é realizar compressas de gelo com duração de 15 a 20 minutos no local, procurar manter o braço elevado e buscar ajuda médica o mais rápido possível para uma avaliação mais criteriosa. O tratamento é à base de antiinflamatórios, utilização de proteção para o cotovelo e tratamento fisioterapeutico com técnicas de eletroterapia. Em casos crônicos de bursite do cotovelo, a cirurgia pode ser indicada.
O objetivo da reabilitação é o retorno ao skate de forma rápida e segura, o retorno prematuro pode estar associado ao risco de piora da lesão, o que acarretaria em um dano permanente, por isso não existe um tempo determinado para o retorno ao skate, variando o mesmo de paciente para paciente.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: