quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Vida Sobre Rodas

Na próxima sexta-feira dia 26 de novembro de 2010, será um marco para a história do skate brasileiro. Nesta data entra em cartaz nos principais cinemas de todo o Brasil, o primeiro longa metragem falando sobre o skate brasileiro. Trata-se do filme “Vida Sobre Rodas” do diretor Daniel Baccaro.
O filme conta a trajetória das últimas décadas do skate vertical no Brasil,mostrando seus altos e baixos, sendo estrelado por ninguém menos que Bob Burnquist, Cristiano Mateus, Lincoln Ueda e Sandro Dias, skatistas que mais do que mudar o jeito de se praticar o esporte no país e no mundo,junto de Digo Menezes, Mauro Mureta, Léo Kakinho, Sérgio Negão, entre muitos outros, mudaram a forma de como o skate é visto mundialmente.
Toda esta história tem início na Ultra Skatepark, a lendária pista paulistana que serviu de berço para muitos talentos e que recentemente teve suas portas fechadas novamente. Um ponto interessante de toda esta história são as participações especiais ao longo do filme, onde várias lendas do skate expressam sua opinião sobre a cena do skate brasileiro. Figuram entre elas: Fabio Bolota, Glauco Rogério Veloso, Cesinha Chaves, Thronn, Jorge Kuge, Marcio Tanabe, Alexandre Vianna, Sérgio Negão, Paulinho Rude, Christian Hosoi, Tony Hawk, Danny Way, Lance Mountain e outros.





Emocionado, o skatista Lincoln Ueda afirma que o apoio de seu pai (que tive a oportunidade de conhecer na lendária Polato aqui em Guarulhos), assíduo freqüentador das competições disputadas pelo filho, foi fundamental para seu desenvolvimento no esporte. Um depoimento pessoal, mas que retrata um dos fatores fundamentais para o desenvolvimento do skate no Brasil, o fim do preconceito. Pais como o de Ueda deixaram de ver o “carrinho” como coisa de marginal ou desocupado e passaram a apoiar seus filhos encarando o skate profissionalmente.
Esta é mais uma parte da história revisitada em grande estilo e o resultado é um longa que tem sua narrativa construída em depoimentos emocionantes e imagens de arquivo de verdadeiros mitos do skate brasileiro e mundial.
Uma bela homenagem a pessoas que sempre elevaram o skate brasileiro em todos os níveis, e uma excelente oportunidade para a nova geração acompanhar e valorizar a história do skate nacional.
Uma sessão para toda a família.

Nenhum comentário: