sexta-feira, 6 de agosto de 2010

A propriocepção no skate

O skate é uma atividade complexa que exige diferentes habilidades físicas e psicológicas de seus praticantes. Dentre estas habilidades físicas temos a força, agilidade, equilíbrio e a propriocepção. Mas o que é a propriocepção?
Propriocepção é o termo utilizado para nomear a capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação, a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo em relação às demais, sem utilizar a visão em situações que usamos a todo o momento em nosso dia-a-dia.

Marco Antonio "Marquinho" Heelflip Nose Manual Nollie Shovit Foto:Daniel de Souza

No skate ela é muito importante em diferentes situações, a primeira na execução de manobras, onde a coordenação motora é imprescindivel e o número de estimulos ao corpo é muito grande, e a segunda para evitar possíveis lesões quando as manobras não saem com perfeição.
Uma das muitas formas de treino proprioceptivo que podem auxiliar muito no skate é a utilização do Disco Inflável Proprioceptivo, que causa uma grande instabilidade em membros inferiores e com isso requer uma grande trabalho proprioceptivo, alem de equilibrio e força para se manter sobre o disco, o que torna o trabalho mais completo. Ele é muito usado no treinamento convencional e no trabalho de reabilitação de lesões.

Há várias maneiras de se treinar a propriocepção, portanto escolha a que voce melhor se adapta e que consiga lhe trazer benefícios no skate, procure sempre um profissional capacitado e diminua a suas chances de lesões na sessão.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: