sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Lesões no pé

Uma lesão muito comum no skate são as lesões nos pés, ocasionando geralmente fraturas em alguns dos 26 ossos do pé.

Os ossos do pé são subdivididos da seguinte forma, Posteriores ou Retro Pé (Tálus e Calcâneo), Medianos ou Médio Pé (Cubóide, Navicular e 3 Cuneiformes) e Anteriores ou Ante Pé (5 Metatársicos e 14 Falanges).
As lesões do Tálus, Calcâneo e Navicular são causadas devido ao strees causado por sucessivos saltos ou pelo alto impacto gerado no salto de grandes ou extensos gaps. Já as lesões nos Cuneiformes e Cubóide observamos o mecanismo de torção do pé como quando caímos de “eddy” sobre o skate ou quando o skate cai por cima do pé na realização de alguma manobra de giro, mesmo mecanismo que pode lesionar os ossos do ante pé que também podem sofrer lesões quando erramos alguma manobra e batemos a ponta do pé no chão ou em alguma superfície dura.

O diagnóstico dessas lesões é feito através de avaliação clínica e radiológica (que deve ser realizada em diferentes vistas) e o tratamento para fraturas recentes e não deslocadas é a imobilização com bota gessada por um período aproximado de 6 semanas, tempo médio de consolidação da fratura e tratamento fisioterapeutico para melhora da sensibilidade e ganho de ADM, tornando assim possível a volta ao skate.

Após esta ultima etapa é só colocar o skate no pé novamente e se divertir.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Um comentário:

Brasil Empreende disse...

Ola visitei seu blog e gostei muito e gostaria de convidar para acessar o meu também e conferir a postagem: “Chiclete: Um novo ponto de vista!!!” Estamos realizando, também, enquetes e gostaríamos de contar com o voto de vocês.
Sua visita será um grande prazer para nós.
Acesse: www.brasilempreende.blogspot.com
Atenciosamente,
Sebastião Santos.