sexta-feira, 6 de março de 2009

Analgesia

A primeira fase do tratamento fisioterapeutico em skatistas na grande maioria dos casos é a analgesia. A analgesia nada mais é que a ausência da sensibilidade a dor.
Nossa primeira preocupação na hora de tratar um skatista é fazer com ele pare de sentir o incomodo da dor, para isso avaliamos o paciente e damos início ao tratamento de analgesia que pode ser feito com diferentes técnicas.
A principal e mais utilizada é a crioterapia que consiste no uso do gelo para podermos diminuir o foco da dor entre outros benefícios. A segunda técnica também muito utilizada é a termoterapia que é a terapia realizada por meio de calor seco ou úmido com parâmetros físicos variáveis conforme o objetivo. Aqui entram as terapias por meio de ondas curtas e bolsas de água quente dentre outros.
Agora temos técnicas mais específicas que somente profissionais habilitados podem utilizar, a primeira delas é a Eletroterapia que é a terapia realizada por meio de equipamentos que fazem uso da corrente elétrica em vários parâmetros físicos (intensidade, freqüência, etc.) conforme o objetivo a ser atingido. São os famosos "choquinhos" tendo como exemplo o TENS, eletroacupuntura, correntes diadinâmicas, interferenciais, FES, etc.


A segunda técnica é a Fototerapia que é a terapia realizada por meio de luz (parâmetros físicos variáveis) para promoção de analgesia tendo como exemplo o infravermelho, laser, etc


E por ultimo temos a Mecanoterapia que é a terapia realizada por meio de agentes mecânicos com parâmetros variáveis como as demais com finalidade analgésica tendo como exemplo o ultra-som.
Lembrando que todas essas técnicas são utilizadas em diferentes tipos de lesões e sempre devem ser prescritas pelo médico ou fisioterapeuta na hora do tratamento.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: