sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Lesões em Skatistas Profissionais

Dando continuidade a série de posts sobre as lesões em skatistas profissionais de street skate, tive a idéia de correlacionar a quantidade de lesões que ocorrem em skatistas que fazem trabalho de aquecimento antes da sessão.

Dos 32 skatistas entrevistados, 23 deles realizam o aquecimento, formando um total de 71,9% dos entrevistados.
Destes 23 skatistas que realizam trabalho de aquecimento antes da sessão, 22 deles apresentaram lesões totalizando 95,6% de atletas lesionados mesmo com a prática do aquecimento.
O que podemos correlacionar com estes dados são duas hipóteses, a primeira é que realmente o skate é um esporte de auto-impacto que gera freqüentes lesões, ou a segunda e mais provável é que este trabalho de aquecimento esteja sendo feito de forma incorreta e por isso se torna ineficaz na prevenção de lesões.
Aguarde, pois em breve farei uma série de posts com sugestões sobre alongamentos e aquecimentos antes das sessões.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eae Thiago, blz ?
A respeito das hipótese acho que é provável que a maioria dos skatistas que aquecem o fazem de maneira errada.
Além de aquecer existe alguma rotina de desaquecimento sua para o skate. Assim como existem para corrida, exemplo: depois de correr tomar bebidas que contém carboidratos, diminuir ritmo da corrida até chegar ao trote e por fim alongar.
Valeu ae, continue com o trabalho.

PS: As informações sobre desaquecimento eu peguei nesse site: http://www.copacabanarunners.net/desaquecimento.html

Thiago Zanoni Neves "Pino" disse...

Fala Hendy...
O trabalho de desaquecimento e a alimentação tambem são muito importantes no skate, a grande diferença é que muitas vezes o skate não proporciona um periodo de aquecimento e muito menos de volta a calma, um exemplo é o street na rua onde as vezes voce só tem uma oportunidade de andar no pico, o segurança acaba com a sessão entre outros fatores que a gente sabe que sempre acontecem.
A minha dica nesses casos é o puro e simples alongamento antes e depois da sessão, agora em uma pista rola de diminuir a intensidade das manobras para depois parar e alongar antes de ir embora.
Quanto a alimentação o mais indicado é procurar um nutricionista e buscar informações individualizadas sobre este assunto.
Valeu por acompanhar o site.
Abraço
Thiago Pino