sexta-feira, 27 de junho de 2008

Sinovite

Poucos de nós skatistas já ouvimos falar deste tipo de lesão a sinovite, que é o excesso de fluido normal dentro da articulação causando a inflamação da membrana sinovial, e os que já ouviram falar é porque infelizmente já tiveram este tipo de lesão. O liquido sinovial contêm somente poucas células brancas, totalizando menos de 200ml, na sinovite existe um aumento na contagem de glóbulos brancos de 600 a 2000 mm3 e dura por muito tempo. Portanto, o liquido sinovial reflete a reação inflamatória que ocorre na membrana sinovial
Com a inflamação e o aumento na circulação de sangue sinovial, a entrada de proteína pode com freqüência aumentar fora da proporção de entrada de moléculas pequenas. Existe um aumento no volume do liquido sinovial (freqüentemente de 10 a 20 vezes do normal), resultante do acréscimo de glóbulos brancos, resultando no processo inflamatório.
Para nós skatistas, o traumatismo dirigido para uma articulação, como exemplo um golpe, distensão, torção e qualquer movimento forçado além da amplitude normal de movimento, ou do uso excessivo de uma articulação pode resultar em sinovite, o que poder ser ocasionado geralmente em joelho e tornozelo devido à maior concentração de uso destas articulações durante a execução das manobras.
Os sinais característicos incluem a presença de liquido na articulação, espasmo e dor muscular alem da limitação do movimento. A primeira medida no tratamento da sinovite é o repouso, onde a parte afetada deve ser mantida numa posição que permita o maior relaxamento dos músculos adjacentes, evitando, assim, qualquer espasmo e dor muscular adicional, sendo que a procura de um médico para melhor avaliação e posteriormente o tratamento fisioterapeutico são as melhores condutas a serem tomadas.
A prevenção com exercícios proprioceptivos, alongamentos e fortalecimento muscular é muito indicada a todos os skatistas, indiferente do tempo de skate e local de pratica.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

5 comentários:

Paola disse...

Gostaria de saber, se vc tem conhecimento sobre o tipo de fisioterapia para sinovite no ombro? E se tem cura?
Obrigada

Thiago Pino disse...

Olá Paola,
Para poder dar uma resposta com maior precisão eu teria que estar realizando uma avaliação ou pelo menos uma anamnese.
Caso interesse me manda por e-mail os dados sobre a sua lesão que eu te respondo com o maior prazer.
Obrigado pelo comentário.
Abraço
Thiago Pino
www.skatesaude.blogspot.com

Blog do Pacu disse...

Ola amigo, minha esta no Hospital Geral de Guarulhos , tem 3 anos, no domingo ela reclamou de uma dor na perna, no dia seguinte ja nao conseguia por o pe no chao, fomos ate o HGG e apos uma Ultrasonografia , acusou um liguido e o medico disse ser sinovite, vc conhece algum tratamento ? Obrigado

Thiago Pino disse...

O tratamento para sinovite em crianças é um pouco diferente dos adultos, seria necessário avaliação de um ortopedista que trabalhe com pediatria, aqui em Guarulhos tem alguns muito bons, qualquer coisa procure algum centro de referencia nas 2 grandes faculdades da cidade que lá eles poderão te informar melhor .

Anônimo disse...

oi Thiago,faço faculdade de Ed. física eu era sedentária e resolvi fazer musculação para fortalecimento muscular e agora estou com sinovite nos dois tornozelos será que ó líquido sinovial saiu porque eu não praticava nenhum exercício e o impa
cto foi grande demais.