sábado, 26 de janeiro de 2008

Entrevista

A primeira entrevista do ano é com um skatista que serve de exemplo para todos nós, não só pela facilidade com que anda e nem pelo alto nível de suas manobras, mas por acreditar nos seus sonhos, um dos criadores da extinta marca Latex, que até hoje é lembrada por todos, e proprietário da melhor pista de skate do Brasil a Praça CWB, uma pessoa que encara o skate como profissão e que corre atrás para fazer as coisas acontecerem, este é Guilherme Labiak, skatista curitibano aqui no Skate Saúde.
Nome: Guilherme Labiak
Idade: 27 anos
Tempo de skate: 15 anos
Local: Curitiba – Paraná
Patrocínio: Famous Sport

SS- Como e onde foi o seu início no skate?
Foi em Curitiba, comecei a andar com o pessoal da Vila Tingui, onde eu morava, tinha um amigo que já andava de skate, comecei a vê-lo andar, gostei e ganhei um de presente da minha mãe ai peguei gosto pela coisa.

SS- Nessa época você já imaginava em viajar o mundo andando de skate?
Não, era mais por brincadeira, ai comecei a conhecer o pessoal que já tinha patrocínio e que já era do “game” mesmo, com isso comecei a viajar para outras cidades e a correr campeonatos.

Andando de skate ao redor do mundo. Foto:arquivo pessoal
SS- Qual manobra você sente mais prazer em acertar?
Qualquer uma que eu acerte (risos).

SS- Após muitas viagens e conhecendo vários lugares no mundo, qual o melhor pico que você já andou?
Venice Beach em L.A

SS- Já se lesionou andando de skate?
Sempre, já torci o joelho, fraturei o dedo, pulso e a mão

F/S Nollie em Balneário Camburiu Foto:arquivo pessoal

SS- Quais skatistas te influenciaram?
Sempre o pessoal que andava comigo, meus amigos Gerdal, Truta, Narciso, Skiba, o pessoal que eu admirava que era o pessoal da Hove lá em São Paulo, e agora os “meninos prodígios” de Curitiba como o Lima, Cerezini, Mamá, Pingo e o Alex entre outros.

SS- Como foi que surgiu a idéia da Praça CWB?
A escassez e a falta de lugares para andar em Curitiba, vindo do exterior eu percebi isso. Meu primo falou brincando para eu fazer uma pista e eu fiquei com essa idéia na cabeça, e como tinha um dinheiro guardado comecei a correr atrás.

SS- Nós vemos várias marcas de skate lançando model de tênis e de shape dos seus atletas, já você assina um model de calça e outro de bermuda pela Famous Sport, como você se sente e como isso funciona?
Na verdade foi uma preza do Rafinha para mim, foi uma questão de consideração que ele tem por mim. É legal saber que tem pessoas que compram produtos com o meu nome.

Anúncio Famous Sport

SS- O que você acha do projeto da Skate Saúde?
Interessante, mostra um lado preocupado com o esporte, que é o lado físico do atleta.

SS- Quais seus planos para o futuro?
Me aposentar (risos). Fazer a CWB crescer até onde puder e conseguir mais apoios para o skate curitibano com o trabalho que a gente vem realizando. Fazer as pessoas enxergarem o skate como um trabalho e não como uma brincadeira.

SS- Você foi um dos criadores da Latex, que foi uma das marcas mais influentes do Brasil, como era participar dessa crew?
Foi uma das coisas que me fez trabalhar com o skate e levar o skate como profissão.

SS 50-home town-CWB Foto:Flávio Samelo

SS- Após realizar o sonho de construir a CWB, o que você pode dizer para a molecada que esta começando agora?
Realize seu sonho.

SS- Costumamos ver muita união entre os skatistas do sul do país, principalmente no que diz respeito a construção de pistas, criação de novas marcas entre outras atitudes muito positivas para o skate, a que se deve essa união?
Aqui no sul, o pessoal leva mais a sério o esporte, não só como brincadeira. No sul as pessoas estão achando o caminho, e estão entendendo melhor o que o skate pode apresentar, estão em sintonia muito grande com o skate lá de fora que tem o profissionalismo e fazer as coisas acontecerem como meta.

SS- Considerações finais:
Ande de skate

Com os amigos Foto:arquivo pessoal
Agradecimentos: O pessoal que me apóia, Ticcolor, Europedras, as marcas que anunciam na Praça como a Freeday e a Cisco, aos amigos que comparecem na Praça andam de skate e acreditam que a Praça pode melhorar, a você pela oportunidade e pelo espaço, a toda minha família, a Famous que esta comigo não só na Praça mas em todos os momentos e principalmente a minha mãe que me dá o incentivo principal para continuar em pé.






Nenhum comentário: