domingo, 10 de maio de 2020

E quando tudo isso passar?

Já se foram praticamente dois meses em que sofremos diariamente as consequências da Covid-19, de forma direta ou indireta estamos passando por um momento muito difícil e inédito da nossa história. O isolamento social, o medo de ser contaminado, perder alguém da família ou amigos, hoje fazem parte da nossa rotina. Fora a enxurrada de notícias que muitas vezes, além de informar, acaba nos deixando presos dentro dessa situação. Fazer exercícios físicos, se alimentar bem e cuidar da sua saúde mental, ainda são fundamentais para se manter firme em meio a este turbilhão. Sonhamos com o dia “em que tudo isso vai passar”, mas será que vai passar mesmo? Corona vírus é o ponto central dessa situação, mas além disso é importante entender também o que vem junto a isso. O vírus em si pode ser controlado daqui um tempo e chegará o momento de viver o mundão lá fora de um modo até antes incomum.
Talvez as sessões de skate passem a ser diferentes, aquela reunião de amigos para se divertir talvez tenha que ser reduzida por um longo período de tempo ainda, o número de skatistas em pistas também terá que mudar, os hábitos de higiene antes e depois das sessões também não serão mais os mesmos. A situação econômica do país tende a mudar drasticamente, e com isso o poder de consumo de peças e roupas tende a diminuir, as lojas e marcas venderão menos e consequentemente muitos skatistas que tinham apoio ou até patrocínio serão dispensados. E aí, para onde correr? Andar de skate no Brasil nunca foi fácil, mas talvez quando tudo isso passar fique mais difícil ainda, e aí teremos que lidar com outros problemas que também trarão questões emocionais como consequências de toda essa pandemia. Todos nós conhecemos dentro do skate talentos e pessoas que andam ou andaram muito, gente boa e com potencial, mas acabaram se perdendo de algum modo pelo caminho. O ponto não é julgar, mas sim mudar o ponto de vista. Se essas pessoas tivessem tido acesso a ideias, ensinamentos e informações que as ajudariam a lidar com acontecimentos marcantes, poderia ser diferente a trajetória? Variação e adaptação sempre acompanhou o skate, a própria criatividade do skatista surge destes dois fatores. Além disso, o fato de cair e levantar SEMPRE fez o skatista ser resiliente ao erro, errar e reestruturar o foco e concentração para tentar novamente. Infelizmente o lado monetário do crescimento profissional e econômico provavelmente ficará no gelo, são poucas as marcas que têm fundos o suficiente para segurar a onda nos próximos meses, a grande maioria dos skatistas amadores e profissionais dependem diretamente do fluxo de caixa que uma marca tem no momento. Se a marca que me apoia ou patrocina sofrer um baque econômico que a obrigue a definir prioridades, para onde eu posso remar? Esse caminho só saberemos a partir do momento que o skatista ter em mente o que mais ele sabe e pode fazer. Coisa de colocar no papel mesmo.
O que o skate me ensinou que posso aplicar em outras coisas fora do skate? Sei desenvolver bem uma conversa? Isso me ajuda como? Pode ser numa loja trabalhando como vendedor, lidando com relacionamento e atendimento ao publico Aprendi a construir e cuidar das transições de onde costumo andar e sou bom em habilidades manuais utilizando ferramentas, posso arrumar um bico de ajudante em algum lugar que oferece serviços e reparo e manutenção? O crescimento do mundo digital foi acelerado pela pandemia, com isso todas as áreas de trabalho estão se adequando à digitalização. Minhas habilidades de editar vídeo, trabalhar com imagem etc pode ser útil para essas pessoas? Manjo de roupas e vestuário? Quais são as oportunidades que podem surgir ou no que posso empreender? Do mais básico ao mais complexo, colocar os ensinamentos propiciados pelo skate em prática para além do skate é questão de sobrevivência até as coisas melhorarem. Seja confiante e estabeleça expectativas reais sobre o que sabe fazer e as possibilidades que podem aparecer, afinal, quantos de nós já fizemos "bicos" para uma comprar peça, um rolamento que estourou ou um shape que quebrou? Reconheça suas habilidades, utilize e fortaleça sua rede de contatos - parentes, vizinhos, a própria galera do skate, demonstre no que você tem habilidade e pergunte no que você pode ajudar. E o mais importante, o skate sempre vai estar ali, para te divertir, relaxar, encontrar os amigos e te fazer seguir em frente, indiferente de trabalho ou qualquer outra coisa, siga andando por amor. Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: