domingo, 22 de março de 2020

O impacto do Coronavirús no skate

Estamos aqui para abordar um tema que hoje é o tema mais importante para qualquer skatista brasileiro, a COVID 19. Este é o nome dado ao Coronavírus, um tipo de gripe mais agressiva que o normal, em que medidas drásticas vem sendo colocadas em prática para impedir uma propagação ainda maior aqui no Brasil.
Decretos, comércio fechado, ruas vazias, escolas sem aula e aquela imensidão de picos todos livres para você andar. Seria o sonho de qualquer skatista, certo?
Errado, hoje precisamos entender que o isolamento social (isso, ficar dentro de casa sem contato com outras pessoas) é a medida mais adequada para evitar a propagação do vírus. Nós skatistas estamos sempre nas ruas e pistas, cercados de nossos amigos, caindo e rolando no chão, somos uma presa fácil para o vírus, mas talvez pela faixa etária da maioria de nós, o vírus não se manifeste e não sentiremos nada, mas seremos o vetor transmissor para nossos pais, avós e amigos, como o skatista profissional, e atual técnico da CBSK, Roger Mancha, que por ser transplantado precisa de cuidados especiais para manter sua imunidade alta.
É necessário ter EMPATIA neste momento, ser solidário e se colocar no lugar do outro e entender seus receios e preocupações. A ideia é que você aja como se já tivesse o vírus e estivesse com medo de passar as pessoas queridas da sua família e do seu ciclo de amizades. Para isso as normas básicas de higiene como lavar as mãos várias vezes ao dia, o uso do álcool gel, cuidados na hora de tossir e espirrar ganham uma enorme importância no controle da pandemia.
Outro ponto importante a ser destacado é que caso você saia para andar e sofra qualquer tipo de lesão, ela não será prioridade em nenhum hospital, tendo em vista toda a mobilização que o Corona movimenta dentro das unidades de saúde. Hoje as consequências de qualquer lesão no skate serão muito maiores do que em qualquer outro período.
 Caso você apresente qualquer sinal da doença, mantenha se isolado. É importante saber diferenciar os sinais do COVID19 de outras doenças respiratórias que sempre estão presentes. Em caso da piora do quadro procure imediatamente um médico.
Todos nós pensávamos que o máximo que essa pandemia faria com o skate, seria o cancelamento de eventos, ou até a exclusão do skate nas olimpíadas, assunto muito debatido entre os skatistas nos últimos tempos, mas hoje a situação está muito mais próxima de nós do que qualquer um poderia imaginar e passar um período em casa sem andar é a melhor opção.
E o que fazer neste período de quarentena sem andar de skate? Minha sugestão é seguir uma rotina de exercícios e alongamento dentro de casa, afazeres domésticos (organizar aquela bagunça que sempre deixamos para depois), entreter as crianças e aproveitar o tempo para relembrar ou conhecer um pouco mais a história do skate.
 Para os adultos e jovens: Temos vários vídeos de skate disponíveis na internet, dos clássicos aos atuais, além de programas na internet bem interessantes como o Café no Klaus, The Nine Club, entre outros.
Nas redes sociais também há muita coisa bacana, como as páginas dos seus skatistas favoritos, das mídias de skate, além de muitas outras que contam a história do skate brasileiro e mundial. Outra coisa que me agrada muito são os podcasts como os da Black Média, dos amigos da Vista e um muito bacana que vale a pena ser ouvido o Não é Nada.
Ouça muita música, leia livros, converse com os amigos a distância usando o que a tecnologia tem de melhor, chamadas de vídeo, áudios etc.
Para skatistas pais de skatistas mirins: Aproveite o momento para ensinar às crianças a história do skate, transmitir a essência que vem desde décadas atrás. Para isso vale documentários, contar história sobre como era a cena lá trás utilizando a própria internet para ilustrar tudo isso. Além disso, pode ser oportunidade para ensinar sobre auto cuidado, responsabilidade e habilidades que podem ser importantes no futuro.
 Documentários, filmes temáticos e a imensidão da internet para manter a mente entretida é uma boa saída, não subestime a influência que este momento pode ter na saúde mental das pessoas.
 A rotina tem um papel importante neste momento, nos mantém ocupados e pés no chão, faz com que nosso dia possa ter começo, meio e fim, como é normalmente.
 Tudo bem se você quiser ficar sossegado vendo conteúdo o dia todo, mas e as outras pessoas da nossa casa, e os familiares distantes que só conversamos pelos grupos da família no whatsapp, será que estão enfrentando essa avalanche de informações de forma sadia?Você consegue contribuir com algo? Esteja presente, mesmo que pela internet.
Propor atividades para se manter ocupado não é uma questão de tarefas para você se preocupar ainda mais, são propostas de cuidado. Pensar constantemente sobre o que está acontecendo pode aumentar o sofrimento emocional, para nossa geração isso é algo novo e não sabemos como tudo pode se desenrolar. Manter o corpo e a mente ocupada nos ajuda a nos manter sadios, pensar em como entreter nossos filhos, sobrinhos, primos etc. serve para não criar medo ou pânico numa situação que elas pouco entendem o que acontece e interpretam do jeito que conseguem. Atividades para ativar o corpo e nutrir a mente servem para diminuir a ativação dos mecanismos de alerta de nosso corpo, como estresse e ansiedade.
Outro ponto que quero destacar é a economia do nosso país que já vem sendo bem afetada. As skate shops já tem uma dificuldade enorme para seguirem funcionando e mais do que nunca agora muitas delas vão sofrer o risco de fechar. Aproveite o tempo em casa para visitar o loja on-line da sua skate shop favorita e na medida do possível compre produtos para ajudar a mantê-las funcionando.
Essa é uma situação sem precedentes em nosso mundo moderno e serão necessárias medidas sem precedentes para controlá-la. Quanto mais responsáveis ​​agirmos agora, menos pessoas morrerão com isso e mais rápido as coisas voltarão ao normal e menos famílias chorarão a falta dos seus entes queridos.
 Nós skatistas enquanto comunidade temos uma grande oportunidade de nos ajudarmos e ajudarmos toda a sociedade a passar por este momento difícil usando as lições que o skate nos ensinou, tendo empatia, respeito, resiliência e amor pelo próximo.

Nenhum comentário: