domingo, 27 de outubro de 2019

Síndrome de Burnout e o skate

O skate é uma atividade altamente prazeirosa que trás muitos benefícios físicos e mentais para seus praticantes. Hoje o stress está presente na vida de todos nós e dos skatistas não é diferente, responsabilidades, cobranças dentro e fora do skate, a busca pela evolução contínua, alguns pais cobrando que seus filhos andem cada vez melhor de skate e a busca maluca por “likes” e “views” vem trazendo muita preocupação, hoje falaremos sobre uma síndrome que você provavelmente ainda não conhece, mas muito gente ao seu lado ou até você mesmo pode estar passando sem saber.
A síndrome de burnout é um distúrbio psíquico que atinge 33 milhões de brasileiros, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Caracterizado por esgotamento, ansiedade e depressão, é uma reação ao estresse causado pelo trabalho, e tem preocupado pesquisadores inseridos no meio esportivo. Na vida profissional, é comum ter que lidar com cobranças de superiores, horas extras indesejadas, insatisfação e estresse. Essa realidade também é facilmente aplicada a jovens skatistas, que costumam ser expostos até o limite pelo desejo de profissionalização.
A síndrome de burnout pode aparecer em três formas: física (como a falta de apetite), psicológica (ansiedade e irritabilidade) e comportamental (dificuldade de concentração e isolamento). Os principais sintomas são a falta de apetite; cansaço; insônia; gastrite; úlceras, ansiedade; irritabilidade; depressão; frustração, falta de flexibilidade para lidar com dificuldades do cotidiano; hostilidade; dificuldade de concentração; aumento de conflitos; falta de vontade de ir ao trabalho; vontade de fazer longas pausas de descanso; apatia, isolamento; exaustão emocional. no contexto do skate, o burnout apresenta ainda sobrecarga em relação as sessões, falta de progresso no desempenho e desmotivação para andar.
Especialistas defendem que os jovens atletas, especialmente as crianças, devem evitar o aprofundamento prematuro e buscar a formação multilateral, com a prática de diversas modalidades esportivas.

No caso de a síndrome já está em estágio avançado, você vai precisar de ajuda profissional. A psicoterapia é sempre a mais indicada. O psicólogo ou psicoterapeuta pode ajudar a encontrar estratégias para aliviar o estresse, a ansiedade e a depressão, que incluirão mudanças de hábitos do dia a dia. Em casos mais graves, pode também indicar um psiquiatra, para tratamento com medicação, através de antidepressivos ou ansiolíticos. Skate é diversão por isso aproveite tudo de bom que o skate pode te proporcionar. O skate tem que ser a ferramenta que te tira desse ciclo e não o causador do problema, inverta a chave e ande de skate para se divertir com seus amigos.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: