sábado, 24 de novembro de 2018

O skate e baixa da imunidade

Todos nós sabemos o quanto o skate exige fisicamente dos skatistas, tanto no aprendizado das manobras como na evolução constate de skatistas mais experientes. Quanto mais o skatista se esforça e anda intensamente de skate, maior o risco de acabar sendo “premiado” com uma infecção e até mesmo uma arritmia cardíaca.
O que anteriormente se chamava de “overtraining” clínico, hoje leva o nome de Síndrome do Excesso de Treinamento (SET). Os exercícios com intensidades altas como o skate parecem enfraquecer a imunidade geral. Essa queda da imunidade ocorre por diminuição dos níveis da glutamina nos músculos, um aminoácido não essencial que tem um fluxo direto e contínuo dos músculos para o fígado, intestino, rins e sistema imunológico.
Como o sistema imunológico necessita de muita glutamina para a manutenção de suas funções, e o exercício físico induz o aumento da atividade dessas células, ocorreria a redução da disponibilidade de glutamina imediatamente após exercícios intensos e prolongados como o skate e no final das contas facilitaria o aparecimento de certas doenças, em especial, as viroses principalmente respiratórias.
O seu tratamento inicial deve ser iniciado pela correção dos hábitos de alimentação e descanso além de diminuir o volume das sessões de skate, que apesar de prazerosas podem estar comprometendo a sua saúde. A suplementação com glutamina também é uma boa alternativa, mas ela só deve ser feia com a orientação de um nutricionista.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: