sábado, 8 de setembro de 2018

Ciatalgia em skatistas

Dando continuidade às postagens sobre dores na região lombar que afetam muitos skatistas, vamos abordar hoje a ciatalgia que é a dor causada pela compressão do nervo cíatico. A ciatalgia (dor ciática) acontece quando há uma compressão do nervo ciático, causando uma dor em formigamento que começa na coluna e pode se estender pela parte posterior da perna, chegando até o pé.
Dois exemplos de situações de compressão do nervo são a hérnia de disco lombar e a síndrome do piriforme. No caso da hérnia, um ou mais discos que ficam entre as vértebras lombares comprimem a região do nervo próxima à coluna. Neste caso é importante manter o fortalecimento da musculatura do tronco, o que não deve ser realizado com exercícios pesados. O ideal para essa musculatura são exercícios com carga leve, sustentados por mais tempo e com maior número de repetições.
A síndrome do piriforme é um problema no qual o nervo ciático é comprimido pelo músculo piriforme, que fica na região glútea. Medidas para relaxar o músculo piriforme são benéficas nesse caso, e manter estabilidade da pelve e do quadril, através de fortalecimento, é essencial. O agachamento e o afundo, com foco em glúteos, são exemplos de bons exercícios.
Manter a musculatura do tronco e do quadril fortes não deveria ser uma preocupação somente em casos de ciatalgia, mas sim uma regra para todos os skatistas. Esses grupos musculares são fundamentais para a boa postura e a movimentação do corpo na hora de andar de skate e seu fortalecimento previne lesões até em articulações mais distantes, como joelho e tornozelo.
E você o que tem feito para prolongar sua vida útil sobre o skate ?
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: