sábado, 11 de fevereiro de 2017

Contraste no skate

Uma das situações mais comuns no skate são os entorses no tornozelo e lesões nos punhos e nas mãos. Uma técnica de terapia simples que pode ser feita em casa trás um resultado muito bom para este tipo de problema, trata-se do contraste.
O Banho de contraste é uma técnica fisioterápica que promove alternância entre dilatação e constrição dos vasos sanguíneos por meio do uso intercalado de modalidades de calor e frio, respectivamente. É indicado para lesões articulares, em que há formação evidente do edema. Por realizar uma espécie de drenagem do edema, esta técnica é usada nas lesões das articulações distais do corpo, como tornozelo e punho
São usados dois recipientes dentro dos quais os locais atingidos devem caber por inteiro; em um deles coloca-se água quente, porém não insuportavelmente quente, e no outro, água gelada. A terapia deve começar mergulhando-se o local atingido em água quente, por um tempo de 3 ou 5 minutos (5 para casos mais graves). Em seguida e sem descanso, passa-se para a água gelada, por 1 ou 3 minutos (3 para casos graves ). Em cada sessão, essa técnica pode ser alternada 3 vezes, sendo que o tempo total da aplicação da técnica do banho de contraste é de 20 a 30minutos (20 para área menor/ edemas menores e 30 para áreas maiores/ edemas maiores). A sessão pode ser encerrada com o aquecimento ou com resfriamento. Essa terapia pode ser realizada até 4 vezes ao dia.
Se a técnica do banho de contraste for realizada associada a alguma outra técnica de redução de edema é recomendado finalizar a sequência da aplicação com o aquecimento, por facilitar o retorno ao padrão fisiológico. Mas se banho de contraste for a única técnica, ou a última técnica de um procedimento terapêutico a ser utilizada é indicado finalizar com o resfriamento.
Este é só o primeiro passo para uma boa recuperação, a parte de ganho de ADM, força e propriocepção além de outras técnicas de eletroterapia devem ser feitas com o acompanhamento de um fisioterapeuta que vai utilizar, parâmetros, exercícios e aparelhos compatíveis com sua necessidade. Andar de skate não é fácil, portanto cuide bem do seu corpo para sempre estar presente nas sessões.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: