sábado, 13 de agosto de 2016

A espondiloartrose no skate

O desgaste ao corpo com o passar dos anos andando de skate somado a maus hábitos é notório em alguns skatistas. Um dos locais que mais sofre com esta ação do tempo é a coluna vertebral.
Hoje falaremos sobre a espondiloartrose que vem afetando skatista mais velhos. A espondiloartrose é um tipo de artrose que causa uma série de alterações na coluna lombar, cervical ou dorsal, afetando os ossos, ligamentos, disco intervertebral e nervos, o que provoca dor e, muitas vezes, é incapacitante.
Na espondiloartrose, o disco intervertebral pode ficar deformado causando uma hérnia de disco e, além disso, os ligamentos da coluna ficam frouxos, gerando sintomas típicos da doença que são dores nas costas, que piora com movimentos e tende a melhorar com o repouso, dores nas costas que irradia para as pernas ou para os braços, se houver comprometimento do sistema nervoso periférico, diminuição da força muscular e falta de flexibilidade.
As causas da espondiloartrose podem ser a idade, genética, desgaste ósseo, comprometimento do disco intervertebral e as mais comuns, má postura, traumatismo, esforços repetitivos e as lesões do esporte. Para identificar a espondiloartrose, o médico poderá solicitar exames como Raio X, Ressonância magnética e Tomografia computadorizada. Estes exames geram imagens, que podem facilmente evidenciar os danos na coluna e a sua gravidade.
O tratamento para a espondiloartrose pode ser feito com medicamentos para aliviar a dor e o desconforto, mas a fisioterapia é essencial. Se a dor for incapacitante ou não regredir com a fisioterapia, pode-se recorrer à cirurgia. Por isso o ideal é a prevenção da doença, através da preparação física e da manutenção de uma boa postura.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: