quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Benefícios do skate

Nos últimos meses estamos mostrando algumas matérias falando sobre a importância do condicionamento físico no skate, mostrando que um skatista bem treinado fisicamente tem um índice menor de lesões e um aumento considerável da performance. No entanto a prática do skate já trás um grande número de benefícios para quem anda, benefícios estes que vão alem da parte física. Todos já sabemos que o skate proporciona um grande gasto calórico e ajuda a tonificar a musculatura só que os benefícios com a prática do skate vão muito alem disso, o skate é uma das atividades físicas mais completas que existem, pois trabalha o corpo, a mente e a sociabilização do praticante. Hoje vamos dar inicio a uma série de postagens falando sobre estes benefícios e para começar vamos falar um pouco mais sobre a parte física.
Exercício aeróbico/anaeróbico – o skate trabalha estas duas potencias de forma simultânea, o que trás um grande benefício para a parte cardíaca e respiratória do organismo. Assim como no futebol onde os jogadores realizam na maior parte do tempo um trote dentro do campo e em situações específicas tiros de velocidade, o skate trabalha da mesma forma utilizando a resistência aeróbica enquanto remamos pela rua ou em direção a algum obstáculo e a resistência anaeróbica quando realizamos um esforço extremo em curto espaço de tempo para realizar alguma manobra.
Flexibilidade – A flexibilidade pode ser definida como a capacidade dos tecidos corporais em permitir, sem danos ou lesões, a ampla movimentação em uma articulação ou grupos de articulações, ou então, como a capacidade de uma articulação mover-se com facilidade em sua amplitude de movimento, movimentos estes realizados durante toda a pratica do skate desde um simples ollie até uma manobra de giro complexa.
Resistencia e força muscular- O skate trabalha um grande número de grupos musculares do corpo. Membros inferiores e do core para a realização de manobras e membros superiores para se esquivar e se proteger durante as quedas. Em uma sessão de skate o skatista agacha e salta diversas vezes ganhando assim resistencia muscular. A força muscular é trabalhada durante a realização de manobras onde os saltos e “chutes” no skate precisam ser potentes para a atingir a altura e quantidade de giros suficientes para voltar a manobra com precisão. A volta das manobras tambem é muito importante pois o skatista absorve um impacto muito grande ajudando a desenvolver a força.
Equilíbrio – equilíbrio é um requisito básico para todos aqueles que gostam do skate, como o equilíbrio é uma variável treinável, o skate é um excelente treino e forma de desenvolver o equilíbrio. Estes foram alguns dos benefícios apresentados pelo skate nesta primeira postagem da série, fiquem ligados que em breve sai a segunda parte.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: